Na manhã desta sexta-feira (20), integrantes da Câmara Técnica de Inteligência (CTI) para as Eleições 2024 se reuniram, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), para analisar denúncias sobre a segurança em alguns municípios alagoanos. O encontro foi conduzido pelo desembargador eleitoral Rodrigo Malta Prata Lima, que coordenará os trabalhos da Câmara, integrada pelos órgãos de inteligência alagoanos.

A CTI do TRE/AL tem como atribuições identificar vulnerabilidades e ameaças à segurança das eleições, prevenir e reprimir a prática de ilícitos eleitorais, as notícias falsas, a influência do crime organizado no processo eleitoral, bem como produzir conhecimento e formular propostas que possam subsidiar os trabalhos e decisões estratégicas no campo da segurança.

“Neste primeiro encontro, analisamos algumas denúncias de casos de violência que geraram clima de insegurança em alguns municípios e já traçamos o cronograma de atividades para os próximos dias. É importante que a população saiba que o Tribunal está atuando em várias frentes para garantir eleições seguras para todos os alagoanos”, declarou o desembargador eleitoral Rodrigo Prata.

A CTI é composta por representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Polícia Federal (PF), do Conselho de Segurança Pública de Alagoas (Conseg), da Polícia Civil (PC), da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O titular da Assessoria de Segurança Institucional (ASI) do TRE de Alagoas também atua na coordenação dos trabalhos.