Projetos selecionados serão apoiados com até R$ 120 mil a serem investidos em sinalização, capacitação, consultorias e divulgação
A seleção de projetos da chamada para apoio a iniciativas de turismo comunitário em unidades de conservação federais, iniciada em março de 2024, chegou ao final. Dos 55 projetos submetidos, envolvendo 38 unidades descentralizadas do Instituto Chico Mendes, 14 foram pré-selecionados e participaram de uma oficina de capacitação para a elaboração final das propostas, com o objetivo de fortalecer a viabilidade, a sustentabilidade e o impacto das iniciativas.
Após essa etapa, seis projetos foram escolhidos por seu potencial de impacto positivo, inovação e alinhamento com as diretrizes da chamada.
As iniciativas escolhidas receberão apoio financeiro do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).
Conheça os projetos contemplados
Reserva Extrativista Lagoa do Jequiá (AL): “Mulheres da Lagumar: Protagonismo, Tradição, Pesca e Cultura no Desenvolvimento do Turismo Comunitário na Resex Marinha da Lagoa do Jequiá”
Reserva Extrativista Lago Cuniã (RO): “Do Lago ao Cais: Sistematização do Turismo Comunitário na Reserva Extrativista Lago do Cuniã”
Parque Nacional Pacaás Novos (RO): “Turismo Comunitário no Parna de Pacaás Novos e na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau como Ferramenta para Conservação da Sociobiodiversidade”
Reserva Extrativista Maracanã (PA): “O Caminho da Praia: Turismo Comunitário na Resex Maracanã”
Reserva Extrativista Lago do Capanã Grande (AM): “Construindo Turismo para a Valorização da Sociobiodiversidade do Lago Capanã Grande”
Reserva Extrativista Cassurubá (BA): “Turismo Comunitário para Integrar e Fortalecer a Resex Cassurubá”
O impacto desta chamada vai além dos seis projetos selecionados. Todos os projetos inscritos compõem um Banco de Projetos, que está sendo utilizado pelo Instituto Chico Mendes para orientar esforços de captação de recursos e coordenação estratégica. Este banco servirá como um recurso para futuras oportunidades de financiamento e apoio.
O edital de chamamento foi coordenado pela Coordenação Geral de Uso Público e Serviços Ambientais (CGEUP/DIMAN) e a Coordenação Geral de Populações Tradicionais (CGPT/DISAT) do ICMBio.