As últimas pesquisas de avaliação interna realizadas em vários bairros, com foco nos mais populosos, da zona urbana e comunidades rurais de Arapiraca indicam que o MDB poderá eleger em 06 de outubro, entre sete a oito vereadores. Foram ouvidas um quantitativo de duas mil pessoas.
A avaliação positiva do partido está na pontuação, os candidatos conseguem pontuar em várias localidades, algum mais que outros, mostrando que alguns dos candidatos, possuem redutos, onde conseguem serem melhor avaliados positivamente.
Outra avaliação, é de que o mais votado na eleição de 2020, Rogério Nezinho, está conseguindo pontuação positiva em todas as comunidades.
De acordo com o diretor do Instituto de Pesquisa Popim, José Marcos Marques, uma segurança exata sobre quem conseguirá sair vitorioso para as 19 vagas no Legislativo de Arapiraca, será com base em pesquisa, serviços prestados do candidato, volume de campanha e, principalmente o histórico de votos em eleições anteriores, avaliou.
Explicou, que em 2020 o MDB, com alguns candidatos inexpressivos, consegui 24 mil votos, Para este ano com candidatos competitivos, sem contar com os votos de legenda, o MDB, poderá atingir a totalidade de 41 mil votos, concluiu, José Marcos.