A capital alagoana vai sediar nesta semana o Aloha Spirit, maior evento de esportes aquáticos do mundo, que desafia atletas de alto nível em diversas modalidades. A etapa do festival começa nesta sexta-feira (20) e vai até domingo (22). O evento multiesportivo será realizado na praia da Pajuçara, próximo ao Memorial Teotônio Vilela.
Com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte de (Semesp), a competição terá em torno de 19 provas masculinas e femininas, distribuídas nas modalidades canoas havaianas (5 Km e 10 Km), maratona aquática noturna (mil, dois mil e 3,8 m), surfski (10 km), stand up paddle (2,5 Km, 5 Km e 10 Km), além de provas curtas e técnicas.
Mais de 900 atletas dos estados do Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e de Brasília vão participar. A expectativa é que mais de duas mil pessoas circulem na cidade durante os três dias de evento, o que deve movimentar a economia local em mais de R$ 5 milhões, segundo a estimativa da organização.
“Maceió é um dos melhores destinos do Brasil, quando falamos de esportes aquáticos. Por isso, fomos escolhidos para receber o Aloha, que vai mobilizar milhares de pessoas de todo o país, movimentar o setor do turismo, do esporte e fortalecer parte do trabalho que já fazemos em prol do esporte na cidade, que é democratizá-lo para quem mais precisa, e também ser vitrine de grandes eventos”, destacou o secretário de Turismo da capital, Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão.
Além das competições, essa etapa do Aloha Spirit contará com atividades abertas à população, como aulas de ioga abertas e festival de cinema ao ar livre na sexta, além de show ao vivo na noite de sábado.
“Já era um desejo antigo dos atletas do Nordeste que uma etapa do festival acontecesse perto de casa. Assim como os atletas do Sudeste, que sempre buscam combinar a competição com turismo em lugares paradisíacos. Afinal, eles viajam para cada etapa com amigos e familiares”, pontuou o diretor-geral do Aloha, João Castro.