O ciclo de Manutenção Planejada da Braskem em Alagoas começou e tem como objetivo intensificar as melhorias contínuas nas unidades industriais da empresa. O trabalho, na unidade de PVC localizada em Marechal Deodoro, maior planta de PVC da América do Sul, envolve aproximadamente 1300 profissionais, criando 800 novas vagas temporárias, a maioria delas preenchidas por trabalhadores locais.

 

Dos mais de 800 postos temporários de trabalho para este esforço concentrado, cerca de 15% foram preenchidos com profissionais de Marechal Deodoro e Maceió, fomentando a geração de emprego no Estado. Além disso, mais de 40 empresas participam do ciclo de manutenção de rotina, dando a oportunidade para o intercâmbio de experiências e contribuindo para o fortalecimento da economia regional. Toda a equipe de profissionais dedicados recebeu capacitação técnica de acesso às plantas, além de treinamentos de segurança e integração de pessoas.

 

O investimento nesta manutenção planejada é de aproximadamente R$ 80 milhões. Para que o prazo e os investimentos fossem otimizados, focando sempre na segurança das pessoas, das comunidades e dos processos, toda a operação foi cuidadosamente planejada ao longo de um ano com o apoio das empresas especializadas que ficarão responsáveis pela execução das obras. Apesar da redução de produção de PVC no período, o bom planejamento realizado irá garantir que nenhum impacto será sentido pelos clientes. 

 

Para o diretor industrial da Braskem em Alagoas, Hélcio Colodete, o maior foco da companhia com a manutenção planejada é garantir a segurança das pessoas, dos processos e das comunidades do entorno. “O ciclo de produção de qualquer indústria química ou petroquímica requer a realização de Manutenções Planejadas para assegurar a integridade dos ativos e a confiabilidade das operações das unidades industriais”, explica. 

 

No ciclo deste ano, o destaque é a manutenção de equipamentos, máquinas, instalações e sistemas industriais, garantindo uma infraestrutura mais eficiente, confiável e, acima de tudo, mais segura. “Ao final de mais este ciclo, Alagoas vai continuar contando com uma das mais modernas e seguras plantas industriais de PVC do país, fortalecendo a cadeia produtiva e contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, completa o diretor industrial.