Um filme que se passa no litoral alagoano está entre uma das obras pré-selecionadas para representar o Brasil na disputa do Oscar 2025. O filme está na lista de seis longas, divulgada nesta segunda-feira (16), pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais.
A obra selecionada na lista, representará o Brasil, na maior premiação do cinema mundial, na categoria Melhor Filme Internacional.
Os seis filmes pre-selecionados são:
“Sem Coração”, de Nara Normande e Tião;
“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges;
“Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz;
“Levante”, de Lillah Halla;
“Cidade Campo”, de Juliana Rojas;
e “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.
Sem Coração
“Sem Coração” foi rodado no litoral norte de Alagoas entre os meses de setembro e outubro de 2022 e, o filme, se passa no verão de 1996. Por meio de uma narrativa sensível e delicada, o longa apresenta uma representação da juventude de Alagoas repleta de complexidades.
A história acompanha os últimos dias de Tamara, vivida pela atriz Maya de Vicq, antes de dela se mudar para Brasília. Em meio a um momento de fervorosa exploração da sexualidade entre os jovens, Tamara se interessa por uma adolescente da vila, apelidada de Sem Coração por conta de uma cicatriz no peito.
“A jornada da protagonista Tamara é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas no litoral alagoano, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos”, diz a diretora Nara Normande.
O filme que representará o Brasil na premiação do Oscar de 2025, será divulgado na próxima segunda-feira (23). A decisão será anunciada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais.