O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a divulgar, pela primeira vez, o Índice de Atividades Turísticas (IATUR) para Alagoas, permitindo o acompanhamento detalhado do desempenho do setor turístico no estado. De acordo com os dados mais recentes, Alagoas apresentou o melhor resultado turístico no Nordeste entre os meses de junho e julho de 2024, com um crescimento de 7,6%, ocupando a terceira posição no ranking nacional.

Além disso, o estado também registrou um aumento de 7,5% em comparação com julho de 2023. No acumulado de 2024, o setor de turismo alagoano cresceu 3,2%, enquanto nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 5,1%.

 

Como funciona o Índice de Atividades Turísticas (IATUR)?

O índice é calculado a partir da agregação de 22 das 166 atividades investigadas pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que têm relação com o turismo. Essas atividades são distribuídas em três grandes categorias: “serviços prestados às famílias” (hotéis, alimentação, lazer, etc); “serviços profissionais, administrativos e complementares” (agências de viagens, operadores turísticos, locação de automóveis, dentre outros); e “transportes, serviços auxiliares aos transportes, e correio” (que inclui os transportes rodoviários, trens, navegação, aquaviários e aéreos).

Alagoas passou a fazer parte do IATUR a partir da revisão dos critérios de ingresso no índice, que agora considera as Unidades da Federação (UFs) que ultrapassaram, em participação, percentual igual ou superior a 1% do total das receitas nominais relativas às atividades turísticas da PMS.

Na região Nordeste, o IATUR é medido em no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

 

Sobre a pesquisa

A divulgação faz parte da ampliação da abrangência geográfica do IATUR, que também passa a contemplar os estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Em todo o país, 17 Unidades da Federação (UFs) têm esse índice mapeado.

Os dados do IATUR são vinculados à Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e estão disponíveis publicamente no SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática (https://sidra.ibge.gov.br/tabela/8694).