Esta ativista, Arísia Barros escreveu texto fazendo cobranças assertivas a candidatos e candidatas  à prefeitura de Maceió, sobre as propostas, dentro do programa de governo, para a implementação da educação antirracista e da Lei Federal nº 10.639/03, enfocando, principalmente, a omissão do  candidato de Lula, nesse jogo politico.

Para saber mais leia o link: https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2024/09/13/ate-o-candidato-de-lula-para-cadeira-de-prefeit-em-maceio-ta-nem-ai-pra-educacao-antirracista

E diante do questionamento  do blog   a candidata, Lenilda Luna, ( que legal!) retrucou:- nós temos sim propostas, para a educação antirracista e, vai logo,  enumerando-as:

Atendimento especializado: Garantir atendimento especializado para mulheres em situação de violência doméstica, LGBTQIAPN+, mulheres negras, indígenas e pessoas com deficiência. 

∙ Com o objetivo de promover a igualdade racial, combater o racismo e garantir os direitos humanos de todos os cidadãos, propomos um plano de ação abrangente, que inclui a criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Combate ao Racismo. 

∙ Articulação intersetorial: Estabelecer parcerias com outras secretarias municipais para garantir a transversalidade das políticas de igualdade racial em todas as áreas do governo.

∙ Garantia da liberdade religiosa: Garantir a liberdade religiosa, combatendo a intolerância às religiões de matriz africana e promovendo o respeito à diversidade cultural. 

∙ Implementação da Lei 10.639/2003: Assegurar a implementação da lei que obriga o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena em todas as escolas. 

∙ Valorização da cultura afro-brasileira e indígena: Promover ações de valorização da cultura afro-brasileira e indígena, como a realização de eventos culturais e a criação de espaços de memória. 

∙ Cotas para negros e indígenas em concursos públicos: Garantir a aprovação de lei que destine uma parcela das vagas em concursos públicos municipais para negros, indígena.

Está no ponto 4, de Direitos Humanos- ressalta.

E, esta ativista recomenta: é importante prestar atenção no que diz a candidata à prefeitura de Maceió, Lenilda Luna  e ler as propostas, né?

Você tem um tempinho?

Depois me conta o que achou.

Pode ser?