Áudios divulgados em aplicativo de mensagens revelam a prática de coação política em São José da Tapera, interior de Alagoas. O presidente de uma associação de moradores está condicionando a oferta distribuição de alimentos para residentes de baixa renda ao voto em Luciano Maia (MDB), candidato à reeleição para o cargo de vereador e neto do já falecido coronel Elísio Maia.
Nas mensagens, uma mulher afirma que a ação está sendo utilizada como uma ferramenta para obter votos. Segundo o relato, famílias que não votarem em Maia estariam sendo ameaçadas de exclusão.
“Vou ser bem sincero de coração, só vai estar com a gente quem realmente nos acompanhar. E eu tô sabendo de um por um, eu não vou mentir que eu não tô doido. Infelizmente, eu tive que tirar quase 20 famílias, e quando elas chegarem na associação para receber o P.A.A. (Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo de Alagoas), eu vou ser bem claro, infelizmente [...] nós não vamos dar mais”, disse em áudio o qual o CadaMinuto teve acesso.
O presidente da associação, também, menciona que apenas as famílias que demonstrarem apoio ao político receberão ajuda contínua.
“Os caras estão jogando contra a gente, nós vamos ter que jogar também, porque não adianta eu ficar me acabando, indo para Maceió, ir para reunião, se organizar, pedir ao governador, pedir a deputado, pedir tudo, trazer as coisas para comunidade e ajudar vocês, as famílias, e na hora que nós precisarmos vocês ajudarem outra pessoa que nunca deu um bom dia a você. Aí, minha amiga, fica muito difícil pra mim”, diz em outro trecho.
Além disso, o líder comunitário pede que quem não estiver comprometido em votar no candidato indicado por ele, que avise quanto antes. “Quem não estiver comprometido, ou quem já tiver tomado uma decisão, que me avise agora. Não vou votar no Luciano; pode remover meu nome da lista, eu mesmo o retirarei”.
Em outro trecho do áudio, ele alerta que se descobrir que o candidato não será apoiado por quem recebeu o auxílio, o negócio ‘vai ficar feio’. “A partir de agora, vou trabalhar apenas com 150 famílias, e não com mais nenhuma. Foi o que ele me pediu, e eu preciso obedecê-lo, já que ele é quem está fazendo as solicitações ao governador e ao deputado”.
A associação de moradores procurou a reportagem e enviou uma nota de esclarecimento, que será reproduzida na íntegra abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em razão dos recentes rumores que têm sido propagados acerca dos áudios de autoria Sr. Jailson Nunes, vimos por meio desta nota esclarecer as informações que estão sendo difundidas nos meios de comunicação do município, visando esclarecer qualquer situação que coloque em dúvida credibilidade da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro 10.
A presente situação consiste no compartilhamento de áudios, dos quais, retirados de contexto, confundem o apoio político do Sr. Jailson ao candidato a vereador, com uma suposta imposição ao voto.
Salientamos que em nenhum momento qualquer associado tenha sido coagido para que votasse em candidato específico, muito menos, removido das iniciativas sociais da Associação, uma vez que este tipo de atitude contraria totalmente a natureza de nossa associação.
Neste sentido, é de conhecimento comum da população o compromisso que o Sr. Jailson mantém com a Associação dos moradores do bairro 10, neste sentido, o Sr. Jailson jamais utilizou de sua posição de poder dentro da associação para coagir seus associados. Qualquer interpretação em sentido contrário não reflete, de maneira alguma, a política da sua gestão.
Durante seu mandato, o Sr. Jailson Nunes promoveu diversas iniciativas com o objetivo de promover a inclusão e o bem-estar da comunidade. Entre elas, destacamos o incentivo ao diálogo através de reuniões periódicas com os membros da associação, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas; a realização do programa +Saúde na Comunidade, que oferece serviços de saúde e orientação médica aos moradores; o Programa Planta Alagoas, incentivando a sustentabilidade e a agricultura comunitária; a realização do Sopão Solidário, que fornece alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade; além de apoio direto a mais de 150 famílias por meio de ações assistenciais, como a distribuição de cestas básicas.
Aproveitamos a situação para reforçar que seguiremos trabalhando com empenho e dedicação em prol dos interesses de todos os nossos membros, pautados sempre pela ética, pela democracia e pela promoção do bem-estar coletivo.
Contamos com a compreensão e apoio de todos.
Atenciosamente,
Associação Comunitária dos Moradores do Bairro 10
Jailson nunes