A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), juntamente com órgãos parceiros, divulgou nesta quinta-feira, 12, os resultados da Operação Orla Segura. 

A assessoria de Comunicação do órgão pontuou que a Operação que, como o nome sugere, visa combater roubos e furtos na região da orla de Maceió está completando dois meses em atividade. A coletiva contou com a participação de representantes da própria PM e da Polícia Civil, Programa Ronda no Bairro e da Operação Policial Integrada Litorânea (OPLIT).

As ações são desenvolvidas na região da orla marítima com ênfase nos bairros de Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. Em agosto foi registrada uma redução de 43% nas ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Participaram da reunião o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão e seu subcomandante, tenente-coronel Hiraque Agnes, além do oficial de Planejamento, major Aluchan Fonseca. A delegada Luci Mônica e o agente Antônio de Pádua representaram a Polícia Civil; pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) compareceram o secretário executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção à Violência, Fábio Oliveira e o tenente-coronel Fábio Melo, superintendente do Programa Ronda no Bairro. A Vara da Infância e Juventude foi representada pela servidora da coordenação, a senhora Socorro.

Orla Segura para o Brasil ver

Na primeira semana de agosto, a Operação foi um destaque no Salão Nacional de Turismo 2024, no Rio de Janeiro, apresentada como case integração dos órgãos de segurança pública. Representada pelo tenente-coronel Iraque Agnnes e pelo major Alucham Fonseca, a PM participou do Encontro de Segurança Turística. 

O encontro proporcionou a troca de experiências e a integração com outras unidades federativas, permitindo ajustes no planejamento de policiamento turístico. 

O Salão do Turismo é organizado pelo Ministério do Turismo e destaca as principais atrações e experiências turísticas do Brasil.

*Com assessoria