Na manhã desta quarta-feira (11), o secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, acompanhou o titular da Educação de São Miguel dos Campos, Álvaro Leiva, em uma visita ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI-RP) Professora Anne Cleide Pimentel Bezerra, o Gigantinho do Antares.

A visita teve o objetivo de apresentar a experiência positiva da rede pública municipal de ensino por meio da qual já foram abertas, só neste primeiro semestre de 2024, cerca de cinco mil novas vagas para a Educação Infantil em Maceió.

Álvaro Leiva revelou que Secretaria de Educação de São Miguel dos Campos realiza em conjunto com a Secretaria de Saúde daquele município, o mapeamento das gestantes com o objetivo de garantir as vagas na creche e que o modelo adotado em Maceió despertou o interesse em conhecer o programa Gigantinhos.

“Essa modalidade, não só em termos de estrutura física, mas também do gerenciamento, da operação, chamou a atenção e, obviamente, a gente veio conhecer, fazer uma análise para implantar no município, dentro da nossa realidade, das nossas particularidades, para que, além também da expansão de novas vagas, a gente possa também ter condições de implantar lá, porque não existe no município São Miguel dos Campos ainda, o berçário na educação pública”, disse.

Leiva ainda destacou que a qualidade do serviço oferecido em Maceió é de alto nível e que as creches Gigantinhos são um exemplo a ser seguido. “Essa visita é muito esclarecedora, muito orientativa para que a gente não só entenda a parte de infraestrutura, investimento, mas também a parte pedagógica para que não entre em conflito com o que já aplicamos. Muito pelo contrário, para que possa somar, complementar, para que a gente oferte uma política pública cada vez mais forte”, pontuou Álvaro.

Para o secretário de Educação de Maceió, a visita confirma que o trabalho segue o caminho certo e serve de exemplo para inúmeras outras cidades e estados brasileiros. “Hoje, eles puderam ver, ficaram encantados aqui com o projeto, o padrão de educação que o município vem implementando para a sua população. Mais uma vez estamos aqui, a pedido de outro município, às vezes até de outros estados, que já vieram aqui nos visitar para tentar replicar essa metodologia e levar à política local deles”, afirmou.

O Gigantinhos Antares é a maior entre as novas creches da capital alagoana, com mais de 1.300 crianças matriculadas, de três meses a cinco anos, e que serve de parâmetro para outros municípios, devido ao grande número de alunos.

“O secretário Álvaro veio aqui com toda a sua equipe, a pedido do prefeito, para conhecer a unidade, a metodologia de contratação, o padrão de alimentação, o padrão pedagógico, a quantidade de funcionários necessários para poder fazer o atendimento deles”, ressaltou Victor Braga.