Na primeira semana de setembro, a fiscalização da empresa Águas do Sertão, com o apoio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), constatou e removeu fraudes que estavam desviando água suficiente para abastecer mais de 100 imóveis, em Monteirópolis.
As fiscalizações fazem parte do programa Mais Água, do governo de Alagoas, que visa melhorar a eficiência do sistema de abastecimento da região.
Durante a operação, iniciada dia 31 de agosto, e intensificada na semana passada, as equipes deslocaram-se para fiscalizar a rede de abastecimento do povoado Paus Pretos, que também atende outros quatro povoados atendidos pela Casal: Sobradinho, Lagoa da Arara, Ovelha e Agreste Velho.
No povoado Sobradinho, foram identificadas derivações irregulares e vazamentos provocados propositadamente. A fiscalização levou à identificação e eliminação de cinco fraudes, que estavam consumindo água suficiente para abastecer aproximadamente 315 pessoas ou 105 imóveis.
“No início dos trabalhos, a pressão de água no ponto mais crítico de Paus Pretos estava zerada, mas, após as intervenções, foi constatado um aumento significativo para 6 metros de coluna d'água (MCA), o suficiente para que a água chegue às residências”, explica Everton dos Santos Adriano, coordenador operacional da Águas do Sertão.
“Os locais onde as fraudes foram encontradas são de responsabilidade da Casal. Contudo, em um esforço conjunto com a empresa, as equipes do Programa Mais Água assumiram a fiscalização para garantir o abastecimento adequado à comunidade de Paus Pretos, que há muito tempo vinha sofrendo com irregularidades”, completa Everton.
A frente de Combate às Perdas integra ações do Programa Mais Água, lançado pelo Governo de Alagoas em agosto de 2023, e representam um investimento de R$ 71 milhões que estão sendo realizados pela Águas do Sertão para a redução de desperdícios de água na região a Bacia Leiteira.
*Com Ascom Águas do Sertão