A Cidade do Idoso funcionará na Praça Ciro Acioly, localizada no bairro da Ponta Grossa e acolherá idosos a partir dos 60 anos que tiveram seus direitos violados, vínculos rompidos ou negligenciados pelas famílias. O equipamento será um local para residência permanente, com atendimento 24 horas para população da terceira idade.

O espaço conta com 14 dormitórios, sala para atendimento em saúde, sala para enfermagem, elevador com acessibilidade para garantir a segurança articular dos idosos e um espaço de convivência para promover o fortalecimento de vínculos afetivos e de estreitamento de laços dos usuários.

A Cidade do Idoso é o primeiro abrigo público de longa permanência do estado de Alagoas e dentro um mês começará a receber os primeiros idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. A obra já está em processo de finalização para promover atendimentos humanizados e de qualidade para os que mais precisam.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Tarcilla Brandão, o serviço integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

"Os atendimentos serão definidos e divididos em três graus de dependência, levando em consideração a capacidade de autonomia e de locomoção destas pessoas, por isso será feita uma avaliação da equipe de assistência juntamente com a equipe da saúde para traçar a melhor linha de cuidado e oferecer todo suporte necessário", disse.

O primeiro polo da Cidade do Idoso terá 50 vagas. Será disponibilizado um espaço para práticas religiosas, garantindo a liberdade de crença de todos, atividades de lazer e integração, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento médico, assistência social, psicologia e acessibilidade. Futuramente serão abertas mais duas unidades, uma no Jacintinho e outra no Benedito Bentes com mais 100 vagas.

O novo equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) foi orçado com recursos próprios da Prefeitura de Maceió e conta com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura.