Aconteceu, na manhã deste sábado (07), o tradicional desfile do dia 7 de setembro, celebrando a independência do Brasil. O desfile foi realizado na Avenida da Paz e na Avenida Assis Chateaubriand, em Maceió.

Representando o governador Paulo Dantas, que não esteve presente, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fernando Tourinho, concedeu entrevista coletiva à imprensa e falou sobre a importância da data.

“Penso que é, para todos nós, um dia de festa e de comemorar a Independência do Brasil. É um dia histórico que ficou marcado em todos nós, brasileiros, que amamos esta terra. Estou muito feliz em estar representando o governador Paulo Dantas e o Judiciário de Alagoas, participando desse momento importantíssimo para o povo brasileiro”, disse.

Tourinho pontuou, também, que a conquista custou muito a muitos brasileiros e que é importante dar o devido valor à data: “Me arrepio quando toca o hino da independência e estou excepcionalmente feliz porque é um dia diferenciado. A independência custou muito para muitos brasileiros, muitos alagoanos, e é importante que a gente saiba valorizar cada vez mais esse momento e esse dia”.

O presidente do Tribunal de Justiça também celebrou a harmonia entre os Três Poderes em Alagoas, e destacou o trabalho em conjunto junto ao Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. 

“É muito importante a independência e a integração, o respeito recíproco que existe entre os três poderes da República hoje, no estado de Alagoas, Legislativo, Judiciário e Executivo, é uma demonstração que todos ganham. Quando conversamos mais, quando dialogamos mais, penso que toda a sociedade alagoana vai ganhar com isso”, afirmou.

Participam do evento cívico as tropas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Aeronáutica, além da Polícia Civil, Polícia Penal, escolas e outras entidades. De acordo com a organização, o desfile conta com o mesmo efetivo do ano passado: cerca de 1.500 homens e mulheres de órgãos de segurança e entidades civis.

*Estagiário sob supervisão