Rafael Brito e Gaby Ronalsa estiveram reunidos com representantes dos movimentos culturais de Maceió em um ato de apoio no comitê de campanha. Ele garantiu que os movimentos culturais indicarão o próximo secretário da pasta. O encontro contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

Representantes culturais destacaram o abandono que o setor vem sofrendo nos últimos 4 anos, apontando que a atual gestão tem dado preferência aos artistas nacionais, pagando cachês elevados, enquanto os locais recebem cachês baixos e com meses de atraso. Essa crítica foi amplamente endossada pelo grupo que clamou por mais apoio e reconhecimento.

Rafael se comprometeu em mudar esse cenário, ressaltando a importância da participação popular na escolha do novo secretário de Cultura e destacando a criação de espaços para ensaios e apresentações, além de apoio técnico para que os artistas locais possam acessar editais nacionais e leis de incentivo.

"A partir de janeiro, o próximo secretário de Cultura de Maceió será escolhido pelo movimento cultural. Eu ouvi, apontei, depoimentos emocionados de pessoas que fazem cultura na cidade, e quero me comprometer com vocês", afirmou.

Gaby Ronalsa também reforçou a importância do diálogo com os movimentos culturais e garantiu que a nova gestão trará mudanças significativas para o setor. "A cultura maceioense merece respeito e valorização. Nós vamos trabalhar juntos para dar as condições que nossos artistas precisam para florescer", disse Gaby.