O Projeto Baobá existe desde 2021 e surge como iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e Jó Pereira.
E é interessante contar, como a então deputada estadual, Jó Pereira ( 2015-2023) entrou nessa história.
Esta ativista andava com um sonho na cabeça e um projeto embaixo do braço: o Projeto Baobá.
Projeto esse ‘oferecido’, a várias instituições, desde o IMA até ao Parque Municipal, que não deram a devida importância, e daí em uma conversa informal com a deputada falei da proposta.
E para nossa grata surpresa, uma semana após , ela ‘importou’ diversas mudas de Baobá do estado de Pernambuco e disse: ‘Agora podemos começar a trabalhar o nosso Projeto Baobá’’
Começamos.
O Projeto Baobá é uma ação que informa, educa, conscientiza gerações sobre os significados e significantes da ‘árvore mãe’, da ‘árvore do esquecimento’, da ‘árvore sagrada’.
O plantio nos traz Áfricas e as possibilidades de aprendizado dos elementos tradicionais da cultura negra potentes, atemporais, e quando, tudo isso acontece em uma escola municipal, onde o público é majoritariamente negro é tipo ‘eureca’!
São 69 estudantes que se autodeclaram pretas e 585 se autodeclaram pardas.
E, no dia 4 de setembro, a Escola Municipal Padre Pinho foi a primeira escola da rede municipal de ensino, em Maceió a receber uma muda de Baobá e o plantio, prestigiado por uma multidão de pessoas, foi realizado pela estudante da rede municipal, Israelle Santiago, 8 anos e se tornou um grande mutirão que contou com a ajuda do juiz Ygor Figueredo, coordenador da infância e juventude do Tribunal de Justiça de Alagoas, do defensor público Issac Souto e funcionárias da escola.
O plantio também marcou o importante lançamento do projeto piloto do Encontro em série ‘Pode Falar. A Gente Escuta’, com o subtema ‘A Escuta Ativa, como instrumento de construção de diálogos antirracistas na Escola’, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e do Serviço Social da Escola Municipal Padre Pinho.
Iniciado lá atrás, em 2021, quando Jó Pereira trouxe as mudas do estado vizinho, o Projeto Baobá , atualmente, já colhe frutos e a semente continua a germinar feito força propulsora que inspira encontros, agora, na Escola Municipal Padre Pinho.
Roseli Patriota, a diretora da escola afirmou:- ‘A escola assume o compromisso de cuidar e proteger essa muda de Baobá. Estou muito orgulhosa de sermos a primeira escola do município a receber a árvore e vamos providenciar uma placa para marcar esse momento especial e histórico’.
Salve!