O instituto da reeleição para Presidente, Governador e Prefeito ficou estabelecido com a emenda constitucional de número 16, de 4 de junho de 1997. Sendo assim, todos os prefeitos eleitos no pleito de 1996 passaram a ter o direito de disputar a reeleição.
Um fato surpreendente é que, nas disputas eleitorais para a prefeitura da Barra de Santo Antônio, nenhum prefeito conseguiu se reeleger ao longo desse tempo.
No entanto, de acordo com a pesquisa publicada nesta semana pelo Instituto INAPE e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número Al-04284/2024, a prefeita da Barra de Santo Antônio, Lívia Carla, modifica esse contexto e, além de ter uma aprovação de 82% da sua gestão segundo a pesquisa, no confronto direto (pesquisa estimulada) aparece com 70,9%, enquanto sua principal adversária, Emanuela Moura, obtém apenas 20,4% das intenções de voto.
Assim, a larga diferença de 50,5% a favor da candidata Lívia demonstra a consolidação e a cristalização da sua vitória, uma realidade inquestionável no cenário político do momento.
Diante de tudo isso, a prefeita Lívia Carla caminha a passos largos para a reeleição no dia 6 de outubro, na Barra de Santo Antônio, e quebrará o tabu da reeleição.