Alagoas obteve a terceira melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 entre as redes estaduais de ensino do Nordeste e a sétima melhor do Brasil. Este foi o melhor desempenho do ensino médio da rede estadual de Alagoas desde a criação do IDEB.

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alagoas alcançou a nota 4,0 no ensino médio. Com essa pontuação, o estado ficou em terceiro lugar entre as redes estaduais da região Nordeste, atrás apenas do Ceará e Pernambuco (empatados em primeiro lugar) e do Piauí (em segundo).

No ranking nacional das redes estaduais, os estados com os melhores índices foram Goiás e Espírito Santo, ambos com nota 4,8, seguidos por Paraná (4,7); Ceará e Pernambuco (4,6); Pará, Piauí e São Paulo (4,3); Mato Grosso (4,2); e Tocantins (4,1). Alagoas obteve a mesma nota de Minas Gerais e Rondônia, com 4,0.

A média de Alagoas foi superior à das redes estaduais de outros estados como Rio de Janeiro (3,3), Rio Grande do Sul (3,9) e Santa Catarina (3,8).

O desempenho da rede estadual é similar ao IDEB geral de Alagoas no ensino médio, que é de 4,1, uma média que inclui as redes privada, estadual e federal do estado. Segundo a coordenação estadual do Censo Escolar, a rede estadual representa 75% de todas as matrículas do ensino médio em Alagoas.

 

*Com Ascom Seduc