Com uma população estimada em 243.661 habitantes e cidade mais importante do interior do Estado a cidade de Arapiraca acumula fortes desafios para o seu próximo gestor a partir de 2025. Um dos gargalhos é a mobilidade urbana, estudos precisam serem realizados objetivando maior fluidez no transito.
A cidade enfrenta problemas com o abastecimento de água e constantes quedas no potencial energético fornecido pela empresa Equatorial. Esses problemas cruciais não incentiva a implantação de industrias de grande porte e se instalarem no Distrito Industrial de Arapiraca.
Com o acentuado crescimento populacional e o surgimento de residenciais e condomínios em vários bairros da cidade incluindo povoados da zona rural, Arapiraca carece de transporte público com segurança e qualidade, incluindo a possibilidade da implantação do VLT.
Discutir, planejar e executar mobilidade urbana é fundamental. Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca participou de um seminário online do Plano de Segurança Viária do Município (PSVM) em 2021, para apresentar melhoria de vias e de circulação pedestres e veículos com o modelo do projeto do VLT.
Esse importante projeto precisa e deve sair do papel. É importante questionar o compromisso da gestão municipal nas ações de “Arapiraca para todos”, slogan do prefeito Luciano Barbosa (MDB) que está na disputa para o quarto mandato à frente da prefeitura de Arapiraca.