Alagoas, com suas belezas naturais deslumbrantes, gastronomia única e um povo acolhedor, se destaca como um dos destinos mais procurados para uma experiência inesquecível. Dentro desse cenário encantador, o estado tem fortalecido o turismo de luxo, atraindo cada vez mais visitantes que buscam exclusividade e sofisticação. 

O CadaMinuto conversou com a secretária de estado do Turismo, Bárbara Braga, sobre as possibilidades de exploração do promissor setor.

Nesta entrevista, ela revela os investimentos recentes e as novidades que estão transformando Alagoas em um destino de luxo de referência.

Bárbara Braga / Foto: Assessoria

 

No mês de agosto aconteceram diversos eventos no setor do turismo, com mais de 5 mil agentes capacitados. O que isso representa para nosso mercado?

Isso mesmo, na verdade o cenário que nós estamos vivenciando hoje dentro do estado de Alagoas, quando o assunto é turismo, sem dúvida alguma é um marco histórico para todo o nosso estado, para todo o nosso destino nesse segmento. Somente nesse mês de agosto nós contamos com capacitações em eventos locais, nacionais e internacionais, somando aí mais de 5 mil agentes de viagens capacitados para a venda do nosso destino Alagoas. E o que é importante dizer é que só em eventos locais com investimentos diretos do governo do estado de Alagoas, através aqui da Secretaria de Estado do Turismo, são mais de 2.500 agentes, dentre todas as convenções e famtours que estão sendo realizadas aqui dentro do nosso estado. Todos esses eventos e eu posso citar como exemplo o VP Experience, que foi da operadora da Viagens Promo, o Fam Tour com a operadora All Seasons, que vai trazer 75 agentes de viagem para nosso destino, o MEET da FRT, o Workshop do Brasil da Diversa, o Festur, o Entur. Então, sem dúvida alguma, são eventos que incentivam toda a nossa diminuição de sazonalidade no destino, que hoje ela já é muito pouco percebida, mas claro que fomentam todo o aquecimento da economia, o aquecimento da hotelaria aqui dentro do nosso estado e claro capacitam os agentes para vender nosso destino da melhor forma que é proporcionando aos mesmos que eles conheçam as experiências que podem ser vividas aqui do nosso estado em gastronomia, artesanato em cultura e claro nas nossas belezas naturais entre rios e mares que nós temos a ofertar.  Nunca houve tanto agente capacitado em um mês só. É um número muito exitoso e esses eventos eles foram captados durante a nossa atuação do ano de 2023. Podemos perceber que os eventos estão dando certo e mais ainda, que Alagoas cada vez mais está nos primeiríssimos lugares dessas operadoras citadas.

 

O Turismo de Alagoas participou de eventos fora do estado este ano? Quais os mais importantes e por quais motivos?

Sem dúvida alguma. A promoção do nosso destino é perene, ela não pode parar e nós participamos de inúmeros eventos a nível nacional e internacional para atrair cada vez mais novos mercados emissores e consolidar cada vez mais o destino Alagoas nos mercados emissores que já fazem parte das nossas cartas regulares e extras de voos. Mas desde o início desse ano nós participamos de feiras e eventos muito importantes para todo o segmento do turismo como a Fitur em Madri, que pela primeira vez nós participamos enquanto Secretaria de Turismo, recém-instituída desde janeiro de 2023, conferindo esse novo protagonismo, essa nova roupagem do segmento do turismo no estado de Alagoas, logo após participamos da BTL incentivando o mercado de Lisboa, Portugal para consolidar cada vez mais as nossas três operações semanais de malha aérea. Participamos também da Infinitas, também com foco no mercado internacional. Participamos da Feira WTM, da Convenção da CVC, do Fórum Panrotas, que é um evento de extrema importância para toda a Seara Nacional e para todos os profissionais e operadores do turismo. Participamos da Abav São Paulo, a Aviesp e sem dúvida alguma ainda tem muito evento para participar. No mês de agosto, a nível de eventos nacionais, capacitamos cerca de dois mil e trezentos agentes. E a gente pode citar em Abreu o Conect For You, o Travel Next Minas, Campinas Tá ON em conjunto com a Azul, o Workshop também, da Azul em Cuiabá. E participamos agora, nos dias 30 e 31 de agosto da Avirrp, que acontece em Ribeirão Preto.  Mercado de extrema importância considerando nosso incremento de malha aérea na alta temporada.

 

Uma experiência que Alagoas também oferece a quem nos visita é o chamado turismo de luxo. O que é ?

Turismo de luxo, na verdade, nós sempre categorizamos como um turismo voltado às experiências. Então, nós geralmente costumamos falar que o turismo de luxo é aquele que vai muito além do que aquela terra pode oferecer. Então, não é somente a beleza natural, é a beleza natural agregada a um serviço específico e consolidado. Então, o serviço tem que ser muito bem prestado, a gastronomia é um ponto muito focal do segmento de luxo, então todo o segmento de gastronomia, de experiências voltadas à alimentação, toda a parte de sustentabilidade, pois não podemos falar em turismo sem falar em sustentabilidade, sem falar em preservação de nossa natureza, do nosso meio ambiente, do nosso ecossistema. O turismo de luxo valoriza todas essas funções.

 

Quais são as diferenças que Alagoas oferece em comparação com outros destinos de luxo no Brasil?

Sem dúvida alguma, o que Alagoas mais pode oferecer como diferencial competitivo, além de todos os investimentos que vêm sendo reiteradamente expostos e integrados pelo Governo do Estado de Alagoas no mercado turístico, é toda a posição geográfica. Temos um estado geograficamente pequeno, territorialmente pequeno, e que tem tudo num lugar só. Nosso slogan, inclusive, costuma dizer que Alagoas tem todos os destinos num lugar só, um ano inteiro. Então, é basicamente isso. Nós temos sete regiões turísticas. Três regiões turísticas já estão consolidadas no mercado de luxo, em que possuem pousadas de charme, hotéis exclusivos, gastronomia única, que proporcionam experiências incríveis aos nossos visitantes. Aqui em Alagoas o turismo de luxo não é somente uma palavra, ele vem para ser a experiência do nosso turista que vem em busca disso. Sem dúvida alguma, temos uma possibilidade muito grande desse turista conhecer várias regiões num lugar só, totalmente distintas umas das outras, o ano inteiro. Isso é um grande diferencial competitivo, além de todas as experiências que o estado tem a oferecer. E, claro, o nosso alagoano, o nosso maior bem, nosso maior ativo, que é essa presteza ao receber ao turista, o sorriso no rosto, o acolhimento. Sem dúvida alguma, esse é um grande diferencial do estado de Alagoas.

 

Quais investimentos estão sendo feitos para melhorar a infraestrutura e atrair turistas de alto padrão?

O Governo do Estado decidiu investir ativamente no segmento de luxo desde o ano de 2023, em que nós firmamos de fato uma parceria muito interessante com o trade turístico através do Alagoas Luxury, que inclusive teremos provavelmente nos próximos dias, nas próximas semanas, a assinatura do nosso Termo de Fomento em parceria, para que a gente conseguisse formatar esse produto que é o Alagoas Luxury. 

 

O que significa Alagoas Luxury?

É a integração dos investimentos do poder público com os investimentos do poder privado, da iniciativa privada, para que a gente consiga cada vez mais vender o nosso destino, aquecer nossa economia, gerar emprego e renda e fazer com que todos esses leitos eles durmam de fato ocupados aqui no nosso estado. Dentro do estado de Alagoas nós temos mais de mil leitos já nessa categoria de alto padrão distribuídos em sete cidades e três regiões turísticas do nosso estado. A título de investimentos, nós participamos no ano de 2024, pela primeira vez da feira Emotions, na Argentina, totalmente focada para o mercado de alto padrão, com reuniões pré-agendadas em que nós podemos mostrar tudo o que Alagoas tem a oferecer nesse segmento. Participamos também da feira ILTM, que foi muito importante para que nós estreitássemos cada vez mais esses laços com os melhores operadores e agentes de viagens de alto padrão. Fizemos jantar específico e exclusivo com a operadora FRT voltado para todos os agentes desse segmento. Tivemos agora uma participação especialíssima dentro da feira Travel Next Minas, em que nós tivemos um espaço destinado para todo o segmento do Alagoas Luxury e nosso trade turístico chegou junto mostrando o que Alagoas tem a oferecer de infraestrutura hoteleira, que é algo, sem dúvida alguma, totalmente diferenciado. E é nessa parceria público-privada que, sem dúvida alguma, nós nos fortalecemos, enquanto Estado, enquanto destino, para vender cada vez melhor o nosso Estado nesse segmento. 

 

De que forma o setor de turismo de luxo impacta a economia local e a geração de empregos em Alagoas?

O turismo impacta diretamente na economia aqui do estado de Alagoas. É a mola propulsora de nossa economia, é a nossa vocação natural. No ano de 2023, Alagoas foi o estado que mais cresceu no PIB, com um crescimento expressivo de 6,5%. Isso dá mais do que o dobro da média nacional, que foi uma média que ficou em 2,9%. O turismo, que é o segmento de serviços em alojamentos e alimentação, só perdeu para o segmento extrativista de mineiros. Então, cada vez mais, todos os alagoanos vêm tendo a consciência do que o turismo representa aqui dentro do Estado. Fomos o que fez mais investimentos em relação à pré-receita do ano de 2023, 90% de todos os investimentos públicos são oriundos de recursos próprios e nós estamos conquistando cada vez mais uma seara econômica muito pujante aqui dentro do nosso estado e sem dúvida alguma isso chega através do turismo, dos investimentos arrojados na iniciativa privada, da geração de emprego, dos investimentos do governo do Estado em segurança pública, em saúde, em promoção do nosso destino. Os investidores se sentem seguros em investir em nosso Estado, porque quando eles se sentem seguros, eles sabem que aqui dentro do Estado de Alagoas tem segurança jurídica, segurança pública, segurança fiscal e com isso a roda da economia começa a girar de fato, no movimento em que nós mais queremos, que é da geração de emprego e renda. O segmento de luxo emprega, claro que proporcionalmente, por unidade hoteleira, 2,8 vezes mais do que o segmento de infraestrutura hoteleira a nível dormitório. Exatamente porque tem essa preocupação com o serviço bem prestado de uma maneira muito mais atuante. É um segmento que exige mão de obra local, valoriza toda a comunidade, preserva o ecossistema e a nossa cultura e introduz nosso artesanato em seus empreendimentos. O governador Paulo Dantas entende que o que a gente mais quer é o bem-estar do nosso Alagoano, é a geração de emprego e renda e sem dúvida nenhuma, sem dúvida alguma, o nosso maior papel é realizar todo esse bem-estar para os alagoanos.

 

Existem experiências exclusivas que os turistas de luxo podem vivenciar em Alagoas? Quais?

Poderia passar o dia aqui falando das inúmeras experiências que nós temos a oferecer. A primeira de todas, claro, é a nossa gastronomia. Nossa gastronomia que, sem dúvida alguma, é de dar água na boca em todas as nossas regiões turísticas. Dentro das nossas pousadas de charme, dos hotéis exclusivos, existe uma gastronomia única que é ofertada por esses empreendimentos, exatamente por entenderem a gastronomia como um grande pilar de propulsão do nosso turismo, mas eu poderia citar aqui facilmente a própria Praia do Patacho, que é a única praia alagoana que possui o selo internacional de bandeira azul, que é um título internacional de sustentabilidade, que fica localizada na Praia do Patacho, dentro da cidade de Porto de Pedras. Também podemos citar, ainda em Porto de Pedras, a Associação Peixe-Boi, que trabalha a educação ambiental nas escolas da região, além de, claro, ter toda uma reserva intimista para a observação da espécie em extinção, como também a reinserção dessas espécies na natureza. Podemos citar também a própria reserva Palatéia, que é uma reserva de extrema importância para o nosso destino, localizada na Barra de São Miguel e também de Roteiro, para ter uma experiência inesquecível. É o paraíso das ostras, é uma reserva ambiental com extensão de mais de 700 hectares de mangue e mata atlântica preservada e também ostenta hoje o título de maior produtora de ostras do estado de Alagoas. Temos também a Ilha do Ferro, que fica localizada dentro do município de Pão de Açúcar, comunidade ribeirinha, com artesãos que realizam o entalhe da madeira. É muito importante categorizarmos da região Norte ao Sertão todas as experiências exclusivas que só o Destino Alagoas tem a oferecer.

 

Quais são as expectativas para o futuro do turismo de luxo em Alagoas nos próximos anos? Qual é o cenário atual do turismo de luxo em AL e qual era o cenário do turismo de luxo em AL até o ano passado, por exemplo?

As melhores possíveis. Quando nós analisamos os números do estado de Alagoas em 2024, percebemos um grande incremento no segmento turístico, como por exemplo, do fluxo de passageiros dentro do nosso Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, de janeiro a julho, nós tivemos um aumento bem expressivo de 13%, mas um dado muito importante que recebi recentemente, é que o acumulado desse ano de janeiro a julho o desembarque de estrangeiros no nosso estado, foi de 46% de incremento. Isso é um número muito importante porque todos os nossos investimentos em promoção do nosso destino, tanto no turismo comum, quanto no turismo de alto padrão, estão, de fato, trazendo resultados muito exitosos para o nosso destino.  No mês de julho tivemos um aumento no fluxo de passageiros de 25,5% no nosso Aeroporto e isso é algo muito importante, lembrando que nós já divulgamos que em setembro vamos ter um incremento de voos em mais de 15%. Sem dúvida alguma, são números bem expressivos que irão somente aumentar cada vez mais. Os investimentos estão chegando da iniciativa privada. Sempre que nós anunciamos que tem uma nova pousada Charme, um novo hotel-boutique sendo construído demonstra que, de fato, Alagoas, já atingiu agora 52 mil leitos dentro do Estado, sendo mais de mil voltados para o segmento de alto padrão, que o investimento está sendo colocado no lugar certo. 

 

Você acredita que o turismo de luxo pode coexistir com o turismo de massa em Alagoas, ou há conflitos entre esses segmentos?

Sem dúvida alguma! Não só pode, como já coexiste aqui no estado de Alagoas. Acredito que a gente tem que cada vez mais começar a trabalhar o turismo, esse segmento que é tão amplo em nichos. Quando a gente vem para o nosso turismo maior, o turismo de massa, nós temos a nossa grande infraestrutura hoteleira, que é uma infraestrutura hoteleira de ponta, que sem dúvida alguma é considerada uma das melhores do Brasil, que é a nossa infraestrutura, nossa parceria com o trade turístico local, é quem de fato usufrui toda essa carga do turismo de lazer que nós temos aqui no estado de Alagoas, mas claro que nós estamos adentrando em novos nichos, até para a gente conseguir ter um catálogo mais diversificado em produtos e destinos turísticos. São coisas totalmente distintas que coexistem perfeitamente bem. Temos áreas específicas que estão sendo construídos equipamentos de turismo de luxo, temos três regiões turísticas já abarcadas mas não tem como não citar a Costa dos Milagres que é formada pelos municípios de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras que formam o maior quantitativo no número de leitos de luxo dentro do nosso. Também temos que citar os investimentos que existem na Barra de São Miguel, na nossa região Sul, nossa região Caminho das Águas. São nichos que coexistem entre si, mas que, claro, cada um numa região muito específica do mapa do estado de Alagoas. Vivo conversando, inclusive, com o presidente do Alagoas Luxury, Tito Uchoa. Ele é um grande defensor, grande parceiro, um grande amigo de toda a pauta do segmento luxo.  Conversamos o quanto que o segmento de luxo chegou para agregar no nosso destino. Não tem como citar o turismo de luxo como sendo predatório com outros segmentos, de forma alguma. Dentro do estado de Alagoas, o que nós queremos oferecer é isso, é que aqui nós temos inúmeras experiências dentro de um destino só, em que rapidamente você se locomove de um município para outro, até o nosso Sertão, em que nós temos os nossos Cânions de São Francisco, experiências graciosas que nós temos também voltados para o segmento de alto padrão que todo mundo precisa conhecer. 

 

Como o turismo de luxo em Alagoas tem sido percebido por turistas estrangeiros, e quais são os principais mercados internacionais para o estado?

Os nossos principais mercados no momento são os mercados argentino e português. No mercado português temos três operações semanais com a TAP Linhas Aéreas, para que a gente conquiste esse turista europeu aqui para o nosso estado, voltado a esse segmento de alto padrão, e o nosso turista argentino, por isso que nós vamos fazer esse evento agora, com 25 agentes voltados a esse segmento de alto padrão para que a gente incentive cada vez mais esse mercado estrangeiro aqui dentro do nosso estado. Como nós anunciamos, nós estamos no crescimento acumulado do ano de 46% no desembarque de turistas estrangeiros e, sem dúvida alguma, é um público que consome muito esse turismo. Então, cada vez se promovendo mais, capacitando mais, qualificando mais o nosso o nosso alagoano, com certeza atrairemos cada vez mais turistas estrangeiros para que eles gastem de fato aqui no nosso destino. A gente sabe que o mercado internacional tem um ticket médio maior, um poder de compra maior, então o nosso interesse é desenvolver economicamente o nosso estado e alcançar patamares ainda mais altos para que todo alagoano viva cada vez melhor.