Neste sábado, 31, a falta de energia aconteceu por volta das 9h e só foi resolvido às 19:43h. O problema foi um fio pocado dentro de uma mata de difícil acesso
Desta vez, foram cerca de 11 horas sem energia elétrica: mais um drama enfrentado pelos moradores do condomínio Bosque das Bromélias, na Serraria, parte alta de Maceió. A cena registrada neste sábado virou uma eterna rotina, desde quando a então fornecedora de energia Eletrobras resolveu dividir a distribuição de eletricidade por dois sistemas de posteamento. O azar dessa história sobrou para quem mora da parte do meio até os fundos do condomínio.
“Nos últimos quatro anos, centenas de reivindicações foram feitas. O eixo desse problema reside em um sistema de fiação que passa por dentro de uma mata, numa área bastante acidentada. Pois basta qualquer fenômeno natural, como chuva com ventanias fortes ou o crescimento das árvores que se deparam com os fios, para provocar um blecaute. Nesses últimos dois anos a responsabilidade passou para a Equatorial, empresa que está ciente desta triste situação face às sucessivas reclamações, mas nada tem feito para acabar com esse terrível transtorno” disse revoltada a moradora Andreza Cardoso.
De acordo com os técnicos da empresa Equatorial, conforme levantamento feito pela nossa reportagem ao longo desses tempos, a ordem é economizar para não gastar com novos projetos. “Isso aqui parece mais uma gambiarra” disse certa vez um técnico. Ele entende que simplesmente, o caso seria resolvido se fosse como antes, com um único sistema de posteamento. As reiteradas falhas no fornecimento de energia, a exemplo deste sábado, 31, que tinha um fio pocado num local de difícil acesso, mostram a urgência de uma solução definitiva. A comunidade espera uma intervenção que priorize a estabilidade e a qualidade do fornecimento, essencial para o bem-estar dos moradores.
Abaixo Assinado
Na manhã deste domingo, 1º, a direção do condomínio se manifestou ao elaborar um documento no sentido de partir para o ataque contra a Equatorial, por meio de um Abaixo Assinado, que será direcionado para a Equatorial, além dos órgãos competentes como MP/AL, Procom e Arsal.
Um trecho do documento
“Nos últimos anos, nosso residencial vem enfrentando sérios problemas no fornecimento de energia elétrica. Desde junho de 2022, conforme consta no protocolo nº 20220701002443336, temos relatado as constantes quedas de energia, mas até o momento nada foi solucionado. As interrupções chegam a durar mais de oito horas consecutivas, ocorrendo de forma diária e recorrente, como pode ser observado através dos relatos e dos códigos de protocolos citados abaixo: