A Câmara dos Deputados entra na última semana de agosto em mais um “esforço concentrado” de votações em período eleitoral, quando haverá sessões presenciais na Casa. Além disso, deputados estão na expectativa do anúncio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre a escolha dele para sucedê-lo a partir de fevereiro de 2025.
Lira confirmou a aliados nos últimos dias que vai escolher quem será seu candidato pelo comando da Casa até 31 de agosto, como havia prometido no passado.
Atualmente, três nomes disputam a “bênção” do apoio de Lira: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antonio Brito (PSD-BA) e o vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Nas últimas semanas, o amigo pessoal e deputado Elmar ganhou tração e aparece como favorito para ser o escolhido de Lira. O Metrópoles apurou que, independentemente da escolha do presidente da Casa, o deputado do União Brasil vai falar com os jornalistas logo depois do anúncio do alagoano.
A avaliação nas campanhas é de que Elmar sempre foi o candidato de Lira, antes mesmo de o presidente da Casa dizer que poderia escolher outro nome. Em julho, Elmar e Brito deram festas em Brasília para angariar apoio.