A tarde e noite desta sexta-feira (23) se tornou um marco importante para a advocacia alagoana, que recebeu o Grande Encontro de Juristas promovido pelo Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas (SINDAV), na Associação Comercial de Maceió, para uma homenagem a dois grandes nomes do direito alagoano, Marcos Bernardes de Mello e Nabor Bulhões.
O evento, que fez parte do mês de comemoração à advocacia, contou com palestras dos homenageados da noite, além de um momento de descontração e celebração entre os advogados e familiares presentes.
O momento de profunda transmissão de conhecimento teve seu início com a entrega da Comenda Jurista Marcos Bernardes de Mello ao advogado Nabor Bulhões. Em sua fala após receber a comenda, ele agradeceu pelo reconhecimento e destacou a felicidade em poder fazê-lo na presença do próprio jurista que deu nome ao título.
“Esse tipo de homenagem se faz normalmente em memória e eu fico muito feliz em reconhecer os feitos do professor Marcos Bernardes de Mello em vida, e poder fazer isso em sua frente. Eu não me equivocaria em dizer que ele é um jurista singular, uma pessoa sem vaidade e um ser humano ímpar. Ele é um notável ser humano, muito antes de ser um profissional exemplar”, ressaltou Nabor Bulhões.
A programação seguiu com uma palestra de Nabor Bulhões, importante figura que participou da construção da Constituição Federal de 1988 e que compartilhou do seu processo de formação, além da importância da implantação das instituições educacionais de direito que surgiram no país.
Já o professor e jurista Marcos Bernardes de Mello, que fez questão de estar presente no local, falou sobre a honraria em dar nome à uma comenda, bem como em ser lembrado por seus feitos no mundo jurídico, inclusive com notoriedade internacional.
“Eu nunca imaginei que receberia tantas homenagens na minha vida. Sempre tomei atitudes pensando em ajudar. E olhe que nem tudo o que eu quis na vida eu pude ter, sempre foi diferente, mas era um diferente para melhorar. E esse reconhecimento é prova disso”, agradeceu.
Já o presidente do Sindicato, João Onuki, que abriu o evento com uma mesa de honra, comentou sobre o momento histórico vivido. “Por aqui foi casa cheia, muito conhecimento e gratidão. Para os advogados e advogadas de Alagoas e para o SINDAV, este dia foi um presente”, comemorou.
Por fim, o idealizador do evento e diretor do SINDAV, Flávio Farias, destacou sobre a iniciativa do sindicato em promover homenagens ainda em vida. “Parece que as pessoas se acostumaram a fazer homenagens em memória, mas porquê não fazer isso ainda em vida?! Gratidão é um clichê que não sai de moda e por isso nós nos enchemos dele nessa noite” finalizou.