Uma colcha de retalhos é essencialmente feita a partir de sobras de tecidos. Os elementos podem cortados e costurados à mão ou à máquina, no tamanho de uma cama comum, para que repousemos sobre ela. É com esse sentido de entrelaçamento que Arapiraca recebe de novo “Sarau de Retalhos”.

O evento ocorrerá a partir deste sábado, 24/08, e seguirá até o dia 21/09, com oficinas de poesia e confecção de livretos artesanais; feira da troca; e shows musicais com atrações locais e de renome nacional.

Esta será a 2ª edição do Sarau de Retalhos — a primeira aconteceu em 2011 —, tendo a atriz, cineasta e professora Dayane Teles e o ator, professor e produtor Luccio Lima como organizadores e “costureiros” dessa grande colcha que será metaforicamente tecida no Coração de Alagoas, com este novo momento cultural na cidade.

Neste sábado (24) e domingo (25), de forma gratuita, haverá a Oficina de Escrita Poética, com o professor de Linguagens, Edson Granja, no Colégio Multivisão, no bairro Caititus. No sábado, o workshop dele será das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no domingo, 9h às 12h.

Formado em Letras e com formação livre em cinema, fotografia, crítica e arte contemporânea, ele promete mergulhar no estilo, a partir de fragmentos de textos literários a serem trabalhados na oportunidade.

A próxima investida gratuita será a Oficina de Livretos Artesanais, com Joelma Dantas, pedagoga, artesã e contadora de histórias.

O evento também aportará no Colégio Multivisão, desta vez nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, nos mesmos horários: no sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no domingo, 9h às 12h.

A culminância para esses dois momentos será no dia 14 de setembro, na Área Verde Dom Constantino Lüers, às 16h.

As inscrições para as referidas oficinas podem ser feitas gratuitamente neste link: https://doity.com.br/oficinas-sarau-de-retalhos/inscricao

 

SARAU SARA

A ideia de realizar um novo sarau no município mostra a tendência do formato, que conta com declamações, música e muita partilha por parte de quem fala e de quem ouve. Um exercício curativo, de fato.

“O Sarau de Retalhos é um espaço de expressão artística e cultural, onde todos são bem-vindos e bem-vindas para mostrar seu talento e compartilhar suas experiências. Se você — que está nos lendo e ouvindo — tem interesse em participar, se inscreva em nossas oficinas. É a nossa chance de aprender juntos, ainda mais. Afinal, a cultura é a alma de um povo e, no nosso Sarau, queremos celebrar essa diversidade álmica e essa criatividade latente que nos torna únicos”, pontua Dayane Teles.

 

RETALHO MUSICAL

A música também tem uma potência enorme no Agreste alagoano, com seus saberes e sabores da nossa terra, diante das vivências do povo e das raízes que aqui se manifestam.

Para isso, a organização do 2º Sarau de Retalhos preparou uma programação especial para o dia 21 de setembro, na Vila Vinil, bairro Santa Esmeralda, a partir das 18h.

Com ingressos a preço simbólico, em parceria com o Vinil e apoio cultural do Colégio Multivisão, haverá shows de Mago Véio e Quiçaça, com intervenções dos poetas Antenor Cazuza e Lirinha, que tem carreira nacional consolidada junto ao Cordel do Fogo Encantado.

Também neste mesmo dia e no mesmo local, ocorrerá a Feira da Troca do Sarau, incentivando a economia solidária e o escambo cultural. O ponto de arrecadação (roupas, calçados, acessórios, livros, sapatos etc.) é a própria Vila Vinil, até 15 de setembro, e também no dia do evento, dia 21 deste mencionado mês.

O 2º Sarau de Retalhes é uma realização da Companhia Teatral Raízes da Terra, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca.