A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal do Idoso, na última quarta-feira (21), para discutir a criação de um fluxo de encaminhamento para acolhimento de idosos em Maceió e a formulação de políticas públicas de curto, médio e longo prazo para melhorar as condições de vida dos idosos acolhidos.

Durante o encontro, o Núcleo de Proteção Coletiva da DPE/AL pediu que a Prefeitura informe as medidas assistenciais que pretende implementar, visto que atualmente o acolhimento de idosos é realizado exclusivamente por organizações não governamentais, sem contrapartida do Município.

Além disso, a Defensoria solicitou esclarecimentos ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) sobre a falta de destinação de recursos para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que enfrentam graves problemas estruturais e financeiros.

A reunião contou com a presença dos defensores públicos, João Augusto Sinhorin, Luciana Martins de Faro e Lucas Monteiro Valença, da assistente social da DPE/AL, Priscila Araújo, além de representantes da Diretoria da Proteção Social de Maceió, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 28 de agosto de 2024, quando o Município deverá apresentar respostas às demandas feitas pela Defensoria Pública.

*Com Ascom DPE/AL