A Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins, em Maceió, ficou congestionada com denúncias de pelo menos 60 beneficiários do Bolsa Família, durante a manhã desta sexta-feira (23). Os cidadãos relataram que o valor de seus benefícios foram transferidos de maneira indevida das suas contas.
Segundo a reportagem da Rádio Pajuçara FM, as vítimas, usuárias da conta digital Caixa Tem, perceberam que o dinheiro do benefício foi subtraído durante a madrugada.
“Recebi o auxílio e quando abri o aplicativo para fazer a transferência e pegar o dinheiro na boca do caixa já não tinha mais dinheiro. Olhei às 5h44 da manhã e só tinha 12 reais, levaram R$ 698,19", contou uma das vítimas
Além disso, outras beneficiárias também relataram problemas semelhantes. Amanda, uma das afetadas, contou que, ao tentar transferir o dinheiro, descobriu que o campo de pagamento via Pix estava preenchido com o nome de outra pessoa. "Quando entrei no Caixa Tem para transferir e coloquei meu Pix estava o nome de outra pessoa.", disse.
Todas as vítimas são de baixa renda, uma vez que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda voltado para famílias em situação de vulnerabilidade. Uma das beneficiárias expressou seu desespero com a situação: "Levaram o dinheiro da feira da minha filha, dinheiro do aluguel e agora estou com as mãos atadas. O banco é para guardar dinheiro e a gente é roubado na madrugada", lamentou.
O programa
O Bolsa Família é um programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destinado a apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social.
Ele fornece um auxílio financeiro para famílias com renda per capita de até R$ 218 por mês, visando reduzir a pobreza e promover a inclusão social. O programa busca garantir que essas famílias tenham acesso a recursos básicos e possam melhorar suas condições de vida.