Um fato inusitado nas eleições de 2024 em Alagoas é que, em quatro cidades, antes do dia 6 de outubro, já podemos afirmar quais serão os prefeitos eleitos.
Vale destacar que esse tal fato ocorre porque em todos esses municípios, teremos candidatura única, ou seja, qual seja a votação, os candidatos a prefeito serão vitoriosos.
Sendo assim, na cidade de Branquinha, o atual prefeito, Neno Freitas, já está reeleito. Em Cacimbinhas, Vaval Wanderley, primo do atual prefeito Hugo Wanderley, será o próximo prefeito. Em Jaramataia, o atual prefeito, Ricardo Paranhos, está reeleito, como também o atual prefeito de Mar Vermelho, André Almeida.
Vale relembrar que na década de 70, no município de Porto Real do Colégio, ocorreu uma situação semelhante, com a candidatura única de Edmundo Tojal Donato para prefeito. Nessa época a legislação determinava que, para o candidato fosse proclamado eleito, haveria de ter 50% mais um dos votos válidos, porém, Tojal Donato teve a infelicidade de não ser eleito, ou seja, perdeu pra ele mesmo.
Hoje os tempos são outros e fazem pensar que um fato inusitado como esse de Porto Real do Colégio, parece que só acontece aqui na terra dos Marechais.