Atualizada às 10h09

Um grupo de agricultores familiares bloqueou um trecho da Avenida Rota do Mar, nas proximidades da rotatória que dá acesso ao Conjunto Aprígio Vilela, contra a apreensão de animais em pocilgas. A paralisação vem causando transtornos no trânsito para quem segue entre os bairros Benedito Bentes e Guaxuma, na manhã desta terça-feira (20). 

Segundo a Polícia Militar, a categoria estaria tendo dificuldades de criar suínos em Maceió, pois os animais estão sendo apreendidos pela Prefeitura. Os manifestantes cobram auxílio do município e as liberações para criações. 

Em imagens enviadas ao CadaMinuto, é possível ver a via bloqueada com materiais, como pneus, madeiras e galhos de árvores, no qual foram ateados fogo para dificultar a passagem de veículos no local. No vídeo, ônibus e carros aparecem enfileirados ao fundo, enquanto motociclistas se arriscam tentando furar o bloqueio. 

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Maceió informou que a criação e abate de suínos em Zona Urbana é proibida, devido ao grande risco à saúde pública da Capital. A pasta ainda destaca que não é uma decisão da Vigilância Sanitária, mas sim uma lei municipal, e estadual, que proíbe esse tipo de criação.  

Veja a nota na íntegra: 

“A Secretaria de Saúde de Maceió informa que a criação e abate de suínos em zona urbana da Capital é proibida, conforme preconiza as leis municipal nº 5.318/2003 e estadual nº 6.787/2006, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). A decisão sobre a criação desses animais não é uma determinação da Vigilância Sanitária, mas sim por conta de leis municipais e estaduais que impedem essa criação.”

A Polícia Militar segue no local para tentar uma negociação com os agricultores, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) também está presente para controlar o trânsito da região e orientar os condutores. 

 

Confira o vídeo: