“Enquanto alguns políticos fazem vídeos e comemoram mortes em Alagoas, a gente está salvando vidas, cumprindo mandado de prisão, colocando bandido na cadeia, evitando que eles tirem vidas e sejam soberanos na sociedade”, disse o governador Paulo Dantas (MDB), ao apresentar dados de segurança pública em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira (19), no Palácio República dos Palmares. 

Dantas também destacou o investimento do governo do Estado na pasta de segurança, a exemplo da criação de concursos públicos e a melhoria dos equipamentos e das unidades policiais. 

“Nós vamos agora passar a convocar mais delegados para que tenhamos uma polícia cada vez mais eficiente e que promova um resultado esperado pela sociedade”, acrescentou o governador. 

Redução da criminalidade no Estado 

Os dados do relatório do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), referentes ao primeiro semestre de 2024, revelam uma redução de 9,27% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este é o melhor desempenho registrado desde 2021.

As mortes violentas intencionais consideram os crimes de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio.

“Esse é o melhor resultado desde 2012, salvamos quase 750 vidas, de janeiro a julho de 2024”, enfatiza Dantas. 

Já em relação ao mês de julho, o Estado registrou redução de 33% no número de CVLI, quando comparado ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 84 crimes desta natureza. 

Ainda segundo os dados da SSP, em 2024, foram registrados 607 crimes violentos, esse número foi de 669 em 2023.

Maceió

Na capital, houve 20 CVLIs, representando uma queda de 20% em relação a julho de 2023. Além disso, as autoridades apreenderam 40 armas e 218 kg de drogas. Os roubos também diminuíram: 272 contra transeuntes (-10,98%), 6 a residências (-25%), 19 de motos (-65%) e 5 de veículos de passeio (-16%). Em todo o Estado, a redução nos roubos foi de 11%. Maceió também registrou quatro roubos a transporte coletivo.

Arapiraca

A capital do Agreste viu uma queda impressionante de 70% nos crimes violentos, com apenas dois casos em julho, comparado a sete no ano anterior. No mesmo período, cinco armas e 56 kg de drogas foram apreendidas. Em relação aos roubos, Arapiraca teve 39 contra transeuntes, dois a residências, seis de motos e nenhum de veículos de passeio.

Mandados de Prisão

O relatório aponta o cumprimento de 96 mandados de prisão em julho, com destaque para 28 contra homicidas, 18 por roubo, 15 por tráfico e 12 por estupro.