O Sistema Adutor do Agreste (SAA), que capta, trata e distribui água para Arapiraca, Craíbas e Igaci, vai passar por intervenções que objetivam garantir melhorias operacionais.
Os serviços têm caráter preventivo e serão efetuados pela empresa Agreste Saneamento, que mantém com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) uma Parceria Público-Privada (PPP), nos dias 20 e 21 de agosto.
Com as intervenções, que fazem parte do cronograma da PPP, as duas empresas pretendem alcançar mais segurança hídrica para os moradores das três cidades beneficiadas.
O trabalho que será efetuado consiste em: manutenção nos bancos capacitores, inspeção e lubrificação dos conjuntos motobombas, limpeza e reaperto nos painéis elétricos, na captação de água bruta, que fica no rio São Franscico, em Traipu; manutenção preventiva nos bancos capacitores, limpeza e reaperto nos painéis, manutenção de válvulas e compressores da Estação de Tratamento de Água, que fica em Arapiraca.
Haverá, ainda, manutenção preventiva em válvulas, ventosas, registros e reapaerto de conexões nas adutoras e manutenção no booster.
Durante a realização do trabalho, é necessário que o sistema fique inoperante, de modo a garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade do serviço. Por isso, pode haver restrição no abastecimento de Craíbas e Igaci e nos bairros da parte alta de Arapiraca, que são atendidas pelo SAA.
Bairros
Os bairros classificados como parte alta de Arapiraca são os seguintes: Senador Arnon de Mello, Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Brasiliana, Bom Sucesso, Caititus, Capiatã, Cavaco, Cohab Nova, Cohab Velha, Eldorado, Jardim Maria, Jardim Esperança, Novo Horizonte, Planalto, Santa Edwirges, Santa Esmeralda, Senador Nilo Coelho, Senador Teotônio Vilela e Vila São Vicente.
A partir de quinta-feira (22), o abastecimento será retomado gradativamente, atendendo inicialmente as áreas urbanas e, nos dias seguintes, as comunidades rurais conforme o cronograma habitual.
Em Arapiraca e Craíbas, a entrega da água aos consumidores é feita diretamente pela Casal. Em Igaci, esse serviço é de responsabilidade da Águas do Sertão.
A Casal disponibiliza aos moradores o número 0800 082 0195, que é Call Center e recebe ligações gratuitas de celular, das 7h às 20h, em caso de necessidade de mais informações. O mesmo número também está disponível no aplicativo de mensagens WhatsApp, por meio do qual o cliente tem acesso a diversos serviços da Companhia.