Seguindo o planejamento do Governo de Alagoas de fomentar e fortalecer cada vez mais o turismo regional, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) irá promover um Roadshow na Argentina. Em parceria com a Operadora Princípios Tour, o evento, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de agosto, irá capacitar cerca de 300 agentes de viagens.

A parceria entre a Setur e a Operadora Princípios Tour visa apresentar todos os atrativos turísticos, como as praias, rede hoteleira, gastronomia e passeios culturais do Destino Alagoas, por exemplo, em solo argentino. O evento, que acontecerá durante quatro dias, irá capacitar 300 agentes de viagens de cinco cidades do país vizinho: Buenos Aires, Salta, Tucumán, Rosário e Córdoba.

Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, é fundamental aproximar os agentes do nosso destino, colocando cada vez mais em evidência como Alagoas tem se portado como uma referência turística, além de consolidar a Argentina como um dos principais mercados emissores de turistas internacionais para o nosso estado.

“Sempre buscamos trabalhar a promoção do Destino Alagoas em locais estratégicos, que façam sentido para o nosso planejamento. E a Argentina faz parte disso, já que é o nosso principal mercado emissor de turistas internacionais. Só nos primeiros seis meses de 2024, quase 4 mil pessoas desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares partindo do nosso país vizinho, considerando apenas a malha regular. De 2023 até aqui, já conseguimos captar cerca de 100 voos da Argentina com destino ao nosso estado. Ou seja, é importante a realização de eventos como este para que mais agentes conheçam as nossas riquezas turísticas, movimentando ainda mais o segmento, a rede hoteleira, bares e restaurantes, além da economia de Alagoas de uma forma geral”, disse a secretária. 

Aumento do fluxo internacional de passageiros

De acordo com os dados divulgados pela Aena Brasil e analisados pelo Observatório do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), mais de 700 passageiros estrangeiros desembarcaram em Alagoas somente no mês de junho deste ano, o que significou um crescimento de 54,62%. A operadora aeroportuária registrou também o aumento de 48,65% no fluxo internacional durante o primeiro semestre do ano de 2024, com mais de 21 mil pessoas transitando no Aeroporto Zumbi dos Palmares. 

Expectativa para a alta temporada

O Governo de Alagoas, através da Setur, vem desenvolvendo estratégias para aumentar ainda mais o fluxo de turistas no nosso destino. Pensando nisso, uma delas foi o anúncio, em parceria com a Azul Viagens, de que o estado receberá o maior número de voos destinados a um único destino na alta temporada, sendo um total de 46, semanais, partindo de 18 mercados, o que significa a maior marca do estado, além de ser o destino do Brasil mais vendido pela operadora.

Os 46 voos terão origem de cidades como Araçatuba (1); Campinas (10); São Paulo (3); Bauru (1); Presidente Prudente (1); Ribeirão Preto (3); São José do Rio Preto (4); Londrina (1); Curitiba (1); Cascavel (1); Foz do Iguaçu (2); Ubá (1); Uberlândia (3); Belo Horizonte (7); Cuiabá (1); Goiânia (3); Recife (2); Rio de Janeiro (1).