O senador Rodrigo Cunha (Podemos) é o parlamentar federal alagoano que mais destinou recursos para a execução do maior programa de saúde itinerante do Brasil, realizado na capital alagoana pela prefeitura de Maceió: o Saúde da Gente.
Durante todo seu mandato, Cunha destinou R$ 32 milhões para as ações do Programa, que comemora neste mês de agosto 2 anos de funcionamento e mais de 1 milhão de atendimentos. A iniciativa leva assistência de forma acessível a diversos bairros e localidades de Maceió, principalmente as de maior vulnerabilidade social.
“Temos muito orgulho em sermos um dos maiores parceiro da gestão do prefeito JHC e, no campo da saúde, sem dúvida nosso mandato é o que mais destina recursos para a capital. Mas só garantir investimentos não é tudo. É fundamental ver estes recursos serem bem aplicados beneficiando a sociedade, e é justamente isto o que vimos com o Saúde da Gente”, destacou Cunha.
O programa conta com uma equipe composta por 250 profissionais e é um sucesso por onde passa, atuando nas frentes voltadas para a saúde da Mulher, Homem, Infantil, Animal, Mental e Grotas. Os atendimentos ocorrem de segunda a sábado, das 8h às 20h e a tenda do Saúde da Gente permanece em cada localidade por duas semanas.
“Por onde o Saúde da Gente passa, ele deixa o saldo de pessoas bem atendidas, com rapidez, eficácia e, principalmente, com respeito. Seguiremos trabalhando pela saúde de Maceió e de Alagoas, tendo no Saúde da Gente um exemplo de que é sim possível fazer mais, muito mais, por nossa gente”, reforçou Rodrigo.
O Saúde da Gente oferece serviços voltados para a Saúde do Homem, como clínico-geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais e vacinação. Na Saúde da Mulher são oferecidas consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, além de outros serviços.
As crianças também são atendidas na frente de Saúde Infantil, com vacinação, atendimentos pediátrico e psicológico, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.