12 partidos estão na disputa e três, podem não eleger nenhum representante, quociente eleitoral será 6.000 votos 

Com o encerramento do prazo para a realização das convenções partidárias na última segunda-feira (5/8), os partidos, federações ou coligações têm até o dia 15 deste mês de agosto para solicitar à Justiça Eleitoral o registro das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. 

Esse registro é fundamental para que a Justiça Eleitoral avalie a validade das candidaturas e verifique se os candidatos atendem aos requisitos legais. No caso pode ocorrer alterações no número de candidatos na eleição proporcional – vereadores. 

Em Arapiraca segundo colégio eleitoral do Estado, 12 partidos estão na disputa, desse total, três podem não conseguir eleger nenhum representante para a Câmara Municipal que dispõe de 19 vagas para um total de 246 candidatos. 

A campanha eleitoral será iniciada no próximo dia 16/08 e a propaganda e o horário gratuito eleitoral nas emissoras de rádio a partir do dia 30/08.

Pesquisas de avaliação interna realizadas em Arapiraca nas últimas semana e após avaliação de analistas políticos, o MDB partido situacionista, deve eleger entre seis ou sete vereadores, caso venha a eleger oito, pode prejudicar candidato de outro partidos coligados.

O Progressista (PP) de acordo com as avaliação deve eleger entre três ou quatro vereadores. O PSB partido presidido pela secretária de Estado Paula Dantas deve eleger entre dois a três vereadores. 

O restantes dos partidos PL, Republicanos, PMB, Solidariedade Podemos e PSDB deve eleger cada qual um representante para a Casa Herbene Melo. O quociente eleitoral de cada partido é de 6.000 mil votos.