Com a chegada do Dia dos Pais, comemorado neste domingo (11), os setores do Comércio aproveitam o aumento nas vendas e apostam cada vez mais em estratégias para atrair os consumidores.

O setor de bares e restaurantes está com alta expectativa para o Dia dos Pais. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL) aponta que 85% dos empresários que abrirão no Dia dos Pais têm expectativa de desempenho melhor neste ano em comparação ao ano passado. Para 64% dos entrevistados, o aumento deve ser de até 20%. 

“O Dia dos Pais é uma data que sempre traz muitas expectativas para o setor. Nossa pesquisa comprova isso, apontando que 85% dos associados esperam faturar mais que o ano passado e cerca de 65% acreditam que esse aumento no faturamento vai se dar na casa de 20%, o que se traduz em um ótimo desempenho”, frisou o presidente da Abrasel/AL, Marcus Batalha. 

Em comparação a um domingo comum, 57% dos empreendedores preveem um aumento de até 20% nas vendas.

“É sem dúvida mais uma data importante para o setor. Ressaltando ainda que se fazem necessárias novas contratações para atender a demanda dentro dos estabelecimentos”, finalizou o presidente da Abrasel.

 

Atrações e aumento nas vendas

Segundo a Aliança Comercial, a perspectiva de crescimento para este ano é de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Guido Santos Júnior, presidente da entidade, destaca que os principais presentes comprados são eletroeletrônicos,  roupas, calçados e perfumes.

“Porém, este ano, percebemos que os filhos estão perguntando aos pais o que querem para acertar o presente e, assim, presentear exatamente com aquilo que seu pai deseja”, pontuou Guido.

Ele ressalta que, no Centro de Maceió, cada loja usa sua estratégia para atrair os clientes, variando entre promoções e atendimento diferenciado, mas que a Aliança Comercial preparou mais uma edição da Exposição de Carros Antigos para atrair pais e filhos.

“A exposição já virou uma marca no Centro de Maceió para homenagear os pais, nos dias 9 e 10. Além disso, teremos mais uma vez a parceria com o sistema S e Fecomércio, que trará serviços específicos para os papais no Centro na sexta”, disse.

O calçadão do comércio de Maceió recebe, nesta sexta-feira (09), das 9h às 12h, a edição do Dia dos Pais do projeto Integra Mais Sistema Comércio, do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas. Além de celebrar a data, a ação realizada em parceria com a Aliança Comercial visa estimular o fluxo de consumidores e o aumento das vendas de última hora, já que a data será comemorada no domingo (11).

Nas tendas infláveis do Sistema, o público terá acesso gratuito a serviços na área de embelezamento, com cortes de cabelo masculino e feminino; na área de saúde, com a verificação de pressão e de glicemia; e na área de lazer, com orientações sobre atividades físicas e medidas antropométricas (IMC). 

Para o trabalhador do comércio interessado em obter a Credencial Sesc, a qual garante vários benefícios ligados à saúde, educação, lazer, cultura e assistência, o Sesc estará com a Central de Relacionamento com Clientes (CRC) à disposição para a coleta dos dados e envio do link para baixar o cartão virtual. Lembrando que o comerciário deverá apresentar a carteira de trabalho digital.

Para o presidente do Sistema, Adeildo Sotero, uma vez que as empresas do comércio de bens, serviços e turismo são representadas pela Federação do Comércio e contam com o apoio dos braços operacionais Sesc e Senac, os projetos realizados pelo Sistema são, também, uma forma de dar visibilidade a estas empresas.

“Pode parecer uma ação simples celebrar o Dia dos Pais com uma pequena mostra dos nossos serviços. Mas se olhar melhor, vai além. Ao levar nossos alunos e instrutores do curso de cabeleireiro do Senac e os técnicos da área de saúde do Sesc, por exemplo, não estamos apenas interagindo com o público: estamos fortalecendo a imagem institucional. E, consequentemente, fortalecemos nossos representados”, explica Sotero, acrescentando que é, ainda, uma forma de convidar a população a conhecer a atuação das casas.

Sobre a parceria com a Aliança Comercial, Guido Júnior, presidente da entidade, ressalta que é uma forma de prestigiar os consumidores do Centro. “Essa parceria com o Sistema Fecomércio é muito importante para nós que fazemos a Aliança e construímos isso ao longo dos anos. Mas é muito mais importante para o público que frequenta o Centro e tem acesso aos serviços gratuitos que, muitas vezes por falta de tempo e também de acesso, não realizam”, disse.