A “Operação Shamar”, ação nacional conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenada pela Polícia Civil em Alagoas, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (07), resultando na prisão de quatro indivíduos, dois em Maceió e dois no Sertão. Entre os crimes cometidos, estão lesão corporal grave contra mulheres e estupro de vulnerável.  

De acordo com o delegado e diretor da Diretoria de Polícia Judiciária da Região 1, Daniel Mayer, dois dos presos são acusados de estuprar duas adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Um dos suspeitos, de 49 anos, era foragido da Justiça de São Paulo. Após passar seis meses em Minas Gerais, ele foi identificado e preso em Piranhas pela PC/AL. Ele é acusado de estupro de uma jovem em situação de vulnerabilidade, ocorrido em 2023 no município de Jundiaí, em São Paulo.

O delegado Daniel Mayer destaca que a operação visa reduzir os casos de feminicídio e violência doméstica. “O silêncio mata. Você que está sendo vítima, procure a Polícia Civil. Você que vê uma mulher sendo vítima de violência doméstica, procure a Polícia Civil”, alertou o delegado.

 

Como denunciar?

Se você ou alguém que conhece está sofrendo violência doméstica, é possível pedir ajuda de várias formas:

Central de Atendimento à Mulher: Ligue 180 ou envie uma mensagem pelo WhatsApp (61) 9610-0180. O serviço é gratuito, disponível 24 horas e oferece orientação, denúncia e encaminhamento para proteção e apoio psicológico.

Autoridades locais: Denuncie pelo 190 ou procure a Delegacia Distrital da sua cidade.

Delegacias da Mulher:

 - Maceió:

   - Mangabeiras: (82) 98882-9799, deddm1@pc.al.gov.br (24 horas)

   - Salvador Lyra: 3315-4327, deddm2@pc.al.gov.br (08:00 às 18:00)

- Arapiraca: (82) 3521-6318, Rodovia AL 110, s/n, Bairro Jardim Tropical, deddma@pc.al.gov.br