Ação é realizada por meio da parceria com as sete secretarias municipais de Saúde dos municípios assistidos pela unidade hospitalar
O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, em parceria com as sete secretarias municipais de Saúde da X Região de Saúde, vem promovendo ações para incentivar a doação de sangue. O objetivo é manter estabilizado o estoque da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que fornece sangue e hemocomponentes para a região onde a unidade hospitalar está situada.
Para isso, o serviço de Hemovan (transporte de van) do Hemoal é acionado, viabilizando que os moradores do Alto Sertão possam comparecer às coletas externas que vêm sendo realizadas no HRAS. Segundo o diretor-geral da unidade, Carlos Augusto dos Anjos, a ação vem sendo potencializada, devido à necessidade contínua de bolsas de sangue para atender a demanda transfusional dos pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos.
“Fizemos toda articulação com os municípios e com o Hemoal Arapiraca, agendando datas e repassando orientação para as equipes das secretarias municipais de Saúde e a população. E já estamos colhendo os frutos dessa ação, recebendo a quantidade necessária de hemocomponentes e atendendo com mais tranquilidade às demandas do HRAS”, ressaltou.
O diretor salienta, ainda, que a ação solidária representa um esforço conjunto entre as secretarias para enfatizar a importância da doação. “Fomentar essas parcerias têm nos possibilitado grandes avanços, desde a oportunidade na resolução de problemáticas, diminuição nas taxas de absenteísmo nos procedimentos ambulatoriais e, consequentemente, humanização e melhoria na qualidade do atendimento à população”, pontuou.
A supervisora da Agência Transfusional do HRAS, biomédica Nayara Barbosa, destacou a importância da parceria do hospital com as cidades para captação de doadores de sangue. Ela explicou, também, que cada secretaria municipal de Saúde foi orientada sobre os critérios da doação.
“Sabemos que há muitas pessoas que têm vontade de doar sangue, mas, por morar distante, às vezes, não conseguem se locomover até a unidade. Por isso, a parceria com os municípios circunvizinhos é fundamental para facilitar a captação de doadores”, frisou.
Critérios para ser doador
Para doar sangue, os voluntários devem ter entre 16 a 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e estar portando um documento de identificação com foto. As pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem realizar o procedimento. Segundo o Ministério da Saúde (MS), para os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos.