A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, na manhã dessa terça-feira (6), a formação continuada do mês de agosto para gestores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino da capital. A formação acontece no auditório da Semed, localizado no bairro da Cambona, até sexta-feira (9).

A coordenadora de Formação Docente, Maria Marinho, explica que a Semed trabalha com todas as etapas e modalidades da rede, garantindo esse estudo tão necessário para a atualização dos profissionais.

"Nós temos mensalmente a oferta de formação continuada para gestores e coordenadores  escolares. Nós estaremos hoje e amanhã com os coordenadores pedagógicos do 1º ao 5º ano. Quinta e sexta-feira, nós estaremos com os diretores e os vice-diretores. Hoje nós estamos com a formação por meio do Programa Alfabetiza Maceió, em parceria com o Programa Educar para Valer, que há 4 anos realizam a formação continuada de gestores e docentes da nossa rede", disse.

O processo de formação está sendo ministrado pela formadora Rosejânia Dias, e é a garantia de atualização dos profissionais da Educação, para que eles consigam, dentro das instituições de ensino, seguir as diretrizes da rede, melhorar a oferta e, consequentemente, garantir o avanço dos alunos.

A formação é realizada por meio do Programa Alfabetiza Maceió, da Semed. Lançado em setembro de 2021, o programa visa capacitar gestores e professores do 1º ao 5º ano para que os estudantes sejam alfabetizados na idade certa (até os sete anos), apresentando plena fluência nas habilidades na leitura e escrita.

O programa oferta, de março a dezembro, uma carga horária de 8 horas de formação por mês, tanto para gestores como para professores. São garantidas ao menos 80 horas de formação durante o ano, com capacitações todo mês.

Maria pontua que o foco, no momento, é o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL), que avalia a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes matriculados nos 2º, 5º e 8º anos do ensino fundamental, com especial atenção à Alfabetização na idade certa.

"Buscamos, nessa formação, instrumentalizar os gestores e coordenadores para que a gente consiga a alfabetização na idade certa, para que esses alunos atinjam essa aquisição de conhecimento e a gente consiga avançar nos índices, tanto nas avaliações estaduais como nas nacionais", reforçou Maria.

 

Atualização constante

Para a coordenadora pedagógica Lourdes Uchoa, que trabalha na Escola Municipal Professor Lenilto Alves Santos, no Jacintinho, as formações são sempre uma ferramenta de trabalho para os servidores que estão à frente do trabalho com os professores.

"Esse compilado de informações que a gente recebe serve para enriquecer mais a nossa bagagem profissional ao longo da carreira, e a gente vai tentando compartilhar com os professores de maneira que a gente consiga alavancar o trabalho na escola e melhorar os índices que a gente tem", apontou.

Lourdes reforçou que a formação é importante para que os profissionais da Educação estejam inseridos nas mudanças e atualizem os estudos com as novidades a área, as novas ferramentas e estratégias metodológicas.

"Quando a gente tem a oportunidade de ter uma formadora como a Rosejânia, é maravilhoso. A gente tem a oportunidade de abraçar, de dizer que a gente vai poder fazer algo diferente", disse Lourdes.