Integrando a programação do Festival de Cinema de Arapiraca, o Comitê de Cultura em Alagoas promoverá, no dia 23 de agosto, a oficina “Acessibilidade na Produção Audiovisual”. Este momento tem como objetivo capacitar a cadeia produtiva do audiovisual sobre os recursos de acessibilidade que devem estar presentes em suas obras, segundo a legislação vigente.
O Festival de Cinema de Arapiraca é uma importante iniciativa no Núcleo Audiovisual de Arapiraca (NAVI), um dos projetos encabeçados pela Associação dos Artistas da Massaranduba (AAMA), organização da sociedade civil que compõem o comitê em nosso estado. O evento, que está em sua terceira edição, acontecerá entre os dias 19 e 25 de agosto, na cidade de Arapiraca, com uma vasta programação de oficinas e sessões de cinema.
A ação promovida pelo Comitê abordará as etapas do processo de produção da tradução audiovisual acessível e um panorama do mercado nacional, perpassando cada item: Audiodescrição, Janela de Libras e Legendagem descritiva ou LSE. A oficina será ministrada por Bárbara Lustoza, sócia-fundadora da Permear Arte e Acessibilidade. Bárbara produz e pesquisa os recursos de tradução audiovisual acessível.
Segundo Bárbara, é essencial pensar na acessibilidade para a construção de obras audiovisuais com o intuito de expandir ainda mais o público que pretendem atingir: “No cenário atual, onde a acessibilidade tem sido exigida nos projetos com financiamento público, é de suma importância que quem produz audiovisual se atualize sobre a temática. Afinal, o objetivo é ampliar o público e alcançar as pessoas com deficiência, que tiveram esse acesso negado por muito tempo. Por isso, compreender os processos e a importância da equipe de acessibilidade, ter consultores com deficiência usuários dos serviços, para aumentar as chances de construirmos uma acessibilidade digna do nosso cinema”, afirma.
A acessibilidade não só promove a inclusão social e cultural, mas também enriquece a experiência do espectador, garantindo que a mensagem e o impacto das obras sejam universais e equitativos. Além disso, ao adotar práticas acessíveis, criadores e distribuidores demonstram um compromisso com a diversidade e a justiça social, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e igualitário no cenário audiovisual.
Assim como todas as demais atividades do III Festival de Cinema de Arapiraca, a oficina será gratuita e a inscrição deve ser feita de maneira prévia, no site do evento. Este momento de capacitação acontecerá das 09 às 12h, no Sesc Arapiraca. Para participar, basta acessar https://festivaldecinemadearapiraca.com/home/oficinas/ e inscrever-se.
O QUE: Oficina “Acessibilidade na Produção Audiovisual”, com Bárbara Lustoza
QUANDO: 23 de Agosto de 2024, das 09 às 12h
ONDE: Sesc Arapiraca (R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº - Santa Edwiges, Arapiraca - AL)