Agosto é o mês em que são realizadas diversas ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Intitulado como Agosto Dourado, a campanha busca estimular as doações de leite materno e chamar a atenção para a importância da amamentação durante os primeiros meses de vida.
A amamentação com o leite materno é de suma importância para os bebês, fornecendo todos os nutrientes necessários até os primeiros seis meses de vida. Além disso, o aleitamento materno protege os recém-nascidos e crianças pequenas de doenças perigosas, sendo a primeira “vacina” da criança, segundo a Unicef.
Dessa forma, o CadaMinuto entrevistou a médica Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite da Santa Mônica, para dar mais detalhes sobre as ações de doação de leite materno, critérios de doação e outros detalhes sobre a campanha do Agosto Dourado.
“Para poder realizar a doação, a mãe deve estar amamentando exclusivamente, ter excesso de leite, ser saudável e ter os exames pré-natais. Caso ela não tenha, podemos realizar os exames na maternidade”, explicou Andréa.
Quanto aos procedimentos para a doação de leite materno, a médica detalhou que as mães podem entrar em contato com o banco de leite pelo telefone (82) 98833-8808, onde receberão as orientações necessárias e poderão enviar os exames por WhatsApp.
Caso os resultados dos exames estejam dentro da normalidade, a maternidade envia para a residência da doadora um kit contendo vidros esterilizados e orientações de como proceder para a retirada do leite.
Para a coleta do leite, a maternidade tem uma importante parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que auxilia na busca pelo aumento do estoque da Santa Mônica.
“No mês passado (Julho), renovamos a parceria com o Corpo de Bombeiros, e esperamos aumentar o nosso estoque com este reforço tão importante”, relatou a médica.
O leite recebido em doação será destinado para os bebês internados na unidade neonatal da Santa Mônica. Atualmente são 52 leitos, sendo 26 de UTI e 26 de UCI. Ocasionalmente, crianças internadas na enfermaria de bebês prematuros também recebem o leite.
Para fomentar as questões acerca do aleitamento materno, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) organizou uma programação especial para o Agosto Dourado. Confira:
1º a 07/08 - Semana Mundial de Aleitamento Materno;
1º/08 - Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno e do Agosto Dourado com realização do III Simpósio Municipal de Amamentação, tendo como público-alvo profissionais da saúde de Maceió.
Local: Auditório da Faculdade Estácio – manhã;
07/08 – Roda de conversa sobre o tema do Agosto Dourado, em parceria com a USF José Maria de Vasconcelos Netos (São Jorge), na casa de eventos Chez Marie - manhã;
08/08 – Ação na Maternidade Nossa Senhora da Guia – panfletagem e orientações acerca da importância da amamentação e doação de leite humano;
09/08 – Ação na Maternidade Santo Antônio – panfletagem e orientações acerca da importância da amamentação e doação de leite humano;
12/08 - Curso Manejo Clínico da Amamentação;
Objetivo: capacitar os profissionais da atenção primária quanto ao manejo clínico da amamentação, apresentando os principais conteúdo teóricos para atender mulheres, crianças e suas famílias quando precisam de apoio para estabelecer e/ou manter o aleitamento;
Local: Auditório da Maurício de Nassau – manhã;
13/08 – Ação no Posto de Coleta de Leite Humano José Araújo, roda de conversa sobre o Agosto Dourado com usuários e profissionais e inauguração extra-oficial;
14/08 – Ação no colégio Santana Lima no Graciliano Ramos, roda de conversa sobre o Agosto Dourado e doação de leite humano com exposição de material pedagógico e panfletagem – manhã.
*Estagiário sob supervisão da editoria.