Na manhã de terça-feira, 30/07, aconteceu a abertura de uma série de ações da  'Escuta Ativa, Equidade em Pauta: Corpos Objetificados e Territórios Desracializados”, tendo como base o Programa Nacional de Equidade, Gênero, Raça, Etnia e a Vulnerabilidade das Trabalhadoras do SUS, coordenado pelo Ministério da Saúde e HAOC. 

A 'Escuta Ativa iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, coordenado pela ativista, Arísia Barros, trouxe a Alagoas a Equipe do Núcleo Diversidade Equidade e Inclusão do  Hospital Alemão Oswaldo Cruz,

A Camila, Samara, Thainá e Lene foram as profissionais do Núcleo Diversidade Equidade e Inclusão do  Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que, assertivamente,  corroboraram com a proposta da escuta, oportunidade de fazer conexões, enfatizar a politica da Equidade, como luta coletiva, interseccional e principalmente, criar um diálogo com o Comitê Estadual de Posvenção e Prevenção ao Suicidio/- CEPPSAL, a partir da discussão sobre  integralidade, intersetorialidade e cuidado em saúde, buscando articular esses termos à Equidade, prevenção do suicídio e ao tratamento de pessoas com comportamento suicida.

Éder Correia, o secretário executivo de gestão interna, do governo do Estado, se colocou à disposição, de uma maneira extremamente assertiva :- ‘Estou aqui  para  essa escuta e dentro das minhas possibilidades estabelecer espaços efetivos para que as políticas aconteçam. Alagoas é o primeiro estado que lançou o  Comitê da Equidade do Brasil e assumimos o compromisso de investir mais e mais na política da Equidade’. -garantiu o gestor público. 

Telma Rodrigues, representante do CEPSSAL, afirmou:- ‘Foi uma reunião muito produtiva,e nos possibilitou  pensar a Equidade sobre diversos aspectos., e conversar e conhecer o Comitê Estadual da Equidade SUS e suas demandas. Muito bom.’

Com um público diverso, focado na Saúde Mental a  equipe do CAIS- Centro de Apoio Integrado, Prevenção e Posvenção do Suicídio e Autolesão, um projeto, importante, a ser lançado pela SESAU,  marcou presença. 

Salve!

A ação de dialogos propositivos contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Sesau, SEMDES e  Prefeitura de Teotônio Vilela.

O Encontro do HAOC com a Sesau,AL,intermediado pelo Instituto Raízes de Áfricas criou outros  diálogos com o  Governo do Estado e CEPSSAL 

Que bom!

Julho das Pretas.