Presidente do Cidadania de Alagoas, Juca Carvalho conta os dias para o término das eleições 2024 porque será o fim federação partidária formada com o PSDB, uma "Aliança falida", diz.
Tanto que, revela Juca, líderes da Executiva Nacional do Cidadania conversam com o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin, que conversa com o PDT do ministro da Previdência Carlos Lupi, para, após as eleições, decidirem se vão criar uma federação.
Juntos, PSDB, com 12 deputados federais, e o Cidadania, com 5, têm uma das menores bancadas da Câmara dos Deputados. O PDT conta com 18 e o PSB tem 14 parlamentares.
Com a maior bancada, o interesse do PSDB supera o do Cidadania nas decisões. Na eleição em Maceió os tucanos vão apoiar JHC (PL) na disputa para prefeito.
O Cidadania se nega, como se negou em 2022, quando PSDB levou o tempo de Tv da federação para o candidato a governador Rodrigo Cunha. As lideranças do Cidadania apoiaram Paulo Dantas, que foi eleito.
O fato é que o resultado da união das duas siglas deu errado. Na eleição em Maceió os dois partidos não têm chapa competitiva para vereador. É possível que nem entrem na disputa.