Vânia Gato é uma mulher preta, periférica , 42 anos, e nos últimos 2 anos, como presidenta do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, na Cidade Sorriso, na periferia denominada , Benedito Bentes II, na capital Maceió,AL, tem alinhavado a palavra afiada, em ousados confrontos muitas vezes, com realidades insalubres.
A presidenta do Coletivo, tem muitas histórias para contar e as conta, ampliando as vozes das mulheres pretas, periféricas pelo mundo todinho, enfrentando o medo de peito aberto.
Dia desses foi convidada a partilhar sua história em uma mesa de conversa, Julho das Pretas, e, como respira vivências pelos poros, foi lá e brilhou.
Nesta terça-feira, 30/07, o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, a convite do Instituto Raízes de Áfricas, recepcionou a equipe do Equipe do Núcleo Diversidade Equidade e Inclusão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na ação 'Escuta Ativa: Equidade em Pauta: Corpos Objetificados e Territórios Desracializados”, tendo como base o Programa Nacional de Equidade, Gênero, Raça, Etnia e a Vulnerabilidade das Trabalhadoras do SUS, coordenado pelo Ministério da Saúde e HAOC.
E, Vânia fez bonito para receber a Samara, Camila, Lene, Thainá.
Promoveu uma articulação de gente grande. Teve , quem assistiu do outro lado da janela. Além das mulheres da comunidade, convocou representantes do Posto de Saúde Hamilton Falcão ( até a diretora foi) e representantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde- PET-UFAL.
Vânia tem se apropriado da importância de conhecer e transversalizar conhecimentos.
Ela aprende e ensina para suas companheiras do Coletivo da comunidade.
Conhecimento é poder e Vânia Gato, conectada nas lutas ancestrais, tem alimentado a liderança, com lutas, e o esperançar.
Irmanar.
É uma militante, , que ao longo da caminhada vai embaraçando os obstáculos, e afirma:
‘Vivo em uma comunidade , onde o poder paralelo é predominante, e nossa luta é para que as pretas periféricas, se emancipem. Para além das cestas básicas.’
Vânia é múltipla e imensa, em sua liderança coletiva e formativa.
Salve!