A Folha de S. Paulo e o portal UOL realizam nesta terça-feira 30 de julho uma entrevista com o deputado federal Rafael Brito, candidato a prefeito de Maceió. Faz parte da série de sabatinas que os dois veículos promovem já há várias eleições. Virou praticamente uma tradição na imprensa em período eleitoral. A entrevista com o candidato do MDB vai ao ar a partir das 14 horas. E, é óbvio, ficará disponível nos portais e no YouTube.

Na próxima sexta-feira dia 2 de agosto, será a vez do ex-vereador Lobão, o candidato do Solidariedade. E aí vem a surpresa – ou talvez não: a Folha informa que o prefeito João Henrique Caldas, do PL de Bolsonaro, recusou o convite para ser sabatinado. É bom ressaltar que não se trata de um debate, mas de uma entrevista com três jornalistas, segundo também informa o jornal. Não haveria maiores temores para JHC.

Nesta temporada de 2024, a Folha e o UOL já realizaram diversas sabatinas com candidatos de capitais brasileiras. Os principais nomes de São Paulo, por exemplo, foram entrevistados. O mesmo ocorreu com Recife, Belo Horizonte e Salvador. Matéria publicada pela Folha não diz se o prefeito alagoano apresentou algum motivo para escapar da sabatina. Por que não falar com o maior jornal do país? Causa estranheza.

As sabatinas costumam ocorrer em clima de tranquilidade. Mesmo com perguntas incômodas – ainda bem –, nunca vi nada que deixasse algum candidato em enrascada. Até Pablo Marçal foi lá e deixou seus recados diante das entrevistadoras. Uma das razões para fugir de entrevistas e debates costuma ser o fato de o candidato ocupar a liderança em pesquisas. Há o medo de se expor a temas delicados e acabar perdendo votos.

Na eleição de 2020, o candidato JHC protagonizou um episódio um tanto bizarro. Desistiu do debate na TV Pajuçara a menos de uma hora de começar o programa. Ele e sua equipe haviam concordado com as regras, com assinatura em papelada e tudo o mais. Ainda assim, em vídeo numa rede social, ele diz que estava caindo fora porque acabara de descobrir que a TV havia preparado uma “arapuca”. Brincadeira!

Era o segundo turno da eleição. Sem a presença de JHC, a TV Pajuçara entrevistou o candidato Alfredo Mendonça e mostrou o lugar vazio que seria do adversário faltoso. Hoje, quatro anos depois, os dois são aliados. Normal. Coisas da política. A conferir se a disposição do prefeito para o debate melhorou ou se continua na mesma. Ao correr da sabatina da Folha e do UOL, ele parece dar uma pista. Talvez mude mais adiante.