Dias 30 e 31 de julho, a Equipe do Núcleo Diversidade Equidade e Inclusão do  Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a convite do Instituto Raízes de Áfricas estará em Alagoas para desenvolver uma série de agendas, parte integrante da “Escuta Ativa: Equidade em Pauta: Corpos Objetificados e Territórios Desracializados”, tendo como base o Programa Nacional de Equidade, Gênero, Raça, Etnia e a Vulnerabilidade das Trabalhadoras do SUS, coordenado pelo Ministério da Saúde e HAOC.

São agendas , com pautas diversas e diversificadas. Desde à saúde mental e as especificidades das gentes e seus territórios.

Quer conhecer a Equipe do HAOC que vem a Alagoas?

 Deixa te apresentar:

1-Lene Meneses é fisioterapeuta e atua como analista de projetos sênior no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Atualmente está inserida na Diretoria de Responsabilidade Social, compondo a equipe do Projeto Equidade SUS, executado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS. É militante do SUS e das causas humanas, carregando consigo a filosofia Ubuntu, que fortalece sua essência de coletividade e busca contínua pela dignidade humana, a partir do ativismo negro.

2-TAINÁH MOTA E SILVA, Sanitarista, analista de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Defensora do SUS e com experiência em projetos que contribuem para o fortalecimento de Políticas Públicas de Saúde para as populações vulneráveis. Atualmente, atua no projeto Equidade SUS, que tem como objetivo o fortalecimento das ações do Programa Nacional de Equidade em todo território nacional.

 

3-Samara Kielmann. Sanitarista . Mestra em Ciências pela UNIFESP. Especialista em Gestão da Clínica. Gerente de Projetos de responsabilidade social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


 

4-Camila Tavares de Sousa, mestra em Ciências Farmacêuticas. Atualmente está coordenadora de projetos da Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Coordena o Projeto Equidade SUS e atua na área de saúde, gestão do trabalho, educação e gestão de projetos. Tem experiência no SUS e em projetos com órgãos públicos e privados, fazendo articulações tanto em âmbitos estaduais, quanto nacional. Acredita que pode-se ter serviços de saúde e gestão em saúde com qualidade e equidade no SUS.

Veja a programação:

30 de junho, das 8h30 às 12 horas

Escuta Ativa: Equidade e Prevenção ao Suicídio- Uma Conversa Urgente e Necessária

Local: Anexo 8- Secretaria de Estado da Saúde

Comitê Estadual de Posvenção e Prevenção ao Suicidio/Comitê Estadual de Equidade SUS

30 de junho, das 14 às 17 horas

A Política da Equidade na Saúde com Recorte de Raça , Gênero e Etnia e o que a Periferia tem a dizer? 

Local: Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas- Cidade Sorriso I- Benedito Bentes I

Dia 31/07

Aquilombamento- Conexões de Afeto, Saúde e Ancestralidade

Caminhada  das vivências de mulheres quilombolas 

8h30 às 12 horas- Quilombo Abobreiras- município de Teotônio Vilela

14h às 17h30- Quilombo Birrus.

A ação conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Sesau  e Prefeitura de Teotônio Vilela.

Bem legal, né!?