Dia 31 de julho , quarta-feira acontece  a  ação  ‘Aquilombamento- Conexões de Afeto, Saúde e Ancestralidade’ , parte integrante da “Escuta Ativa: Equidade em Pauta: Corpos Objetificados e Territórios Desracializados”, uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz , com apoio da Prefeitura do município de Teotônio Vilela, em Alagoas.

 Na verdade, o  Aquilombamento é uma caminhada  orientada pelas quilombolas locais de suas vivências, saberes ancestrais.

O que significa equidade para os quilombos?   

As  feridas, ainda não cicatrizadas do escravismo e das desigualdades históricas, são um paradigma importante na discussão  sobre  saúde e equidade, nos quilombos?

Como implementar uma atenção inclusiva a grupos minorizados, de maneira especial às comunidades quilombolas brasileiras, na discussão sobre Equidade?

É sobre isso e outros  elementos construtores do ‘viver quilombola’  essenciais na discussão sobre a saúde quilombola e equidade, que entrarão em pauta , no  ‘Aquilombamento- Conexões de Afeto, Saúde e Ancestralidade’.

Veja a programação:

8h30 às 12 h- Quilombo Abobreiras

14h às 17h30- Quilombo Birrus.

‘A nossa gestão está sempre apoiando ações, políticas públicas emancipatórias para nossos quilombos. É um investimento permanente de escutas e aprendizagens. A presença da Equipe do HAOC amplia nossa percepção institucional sobre Equidade x saúde.'- afirma Peu Pereira, prefeito de Teotônio Vilela.’

A ação conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.