O pré-candidato à Prefeitura de Junqueiro, Joãozinho Pereira (PP), apresenta a maior rejeição do eleitorado de acordo com a mais recente pesquisa divulgada pelo Ibrape/Cada Minuto. Mais de 40% dos eleitores não votariam no ex-deputado, em nenhuma hipótese.  

Conforme o levantamento, que ouviu 700 pessoas nos dias 18 e 19 de julho (TSE - 05697/2024), o progressista lidera de forma isolada no quesito rejeição. De acordo com o instituto, 42% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam em Joãozinho.  

Com a margem de erro da pesquisa em 3,64%, o índice de repulsão dos eleitores pode ser ainda maior, ultrapassando 45%, desempenho que desanima a pré-candidatura do ex-parlamentar que chegou a publicar, em seu Instagram, que outra pesquisa seria fraudulenta. Ao contrário, foi o próprio Joãozinho que divulgou a fake news.

O juiz Mario de Medeiros Rocha Filho, da 34ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), determinou na quarta-feira (24) a remoção de matérias e postagens nas redes sociais nas quais [Joãozinho] citava que a pesquisa da empresa Result Estratégia e Mídia era falsa.  

Em sua decisão, o magistrado afirmou que Joãozinho Pereira divulgou e promoveu, por meio de suas redes sociais, em específico Instagram, a prática de propaganda falsa com objetivo de induzir o resultado das eleições, numa clara tentativa de prejudicar a imagem do prefeito Leandro Silva, candidato a reeleição e que tem aprovação de 73% de sua administração.