A 34ª Zona do Tribunal Regional Eleitora de Alagoas (TRE/AL), em Teotônio Vilela, determinou que o pré-candidato à Prefeitura de Junqueiro, Joãozinho Pereira, remova, de forma imediata, matérias e postagens nas redes sociais com suposta fake news.
Conforme a decisão da Justiça Eleitoral, o atual superintendente da Codevasf teria divulgado, nos meios referidos, noticias de que a pesquisa da empresa Result Estratégia e Mídia, na qual Leandro Silva apareceu como favorito para a corrida eleitoral em Junqueiro, seria falsa.
Ainda conforme a decisão, o portal de notícias responsável pela publicação e Joãozinho devem retirar as postagens , sob pena de multa. O tribunal argumentou que Pereira utilizou suas redes sociais, principalmente o Instagram, para promover informações falsas, com o intuito de prejudicar a imagem do atual prefeito e candidato à reeleição, Leanadro Silva.
“Ante o exposto, DEFIRO o pedido de tutela de urgência formulado na inicial, para que sejam removidas as publicações que façam menção às decisões judiciais prolatadas por este Juízo das redes sociais ‘joaozinhopereiraalagoas’, bem como que se abstenha de realizar novas postagens do mesmo conteúdo acima descrito sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por postagem detectada por dia.”, diz trecho da decisão judicial.
Assim como a pesquisa realizada pela Result Estratégia e Mídia, a pesquisa IBRAPE/Cada Minuto, divulgada na última terça-feira, 23, também apontou Leandro Silva como favorito em Junqueiro.