As atenções do eleitorado no pleito 2024 estão focadas em Arapiraca na eleição proporcional – vereadores. Analistas políticos de diferentes grupos fazem suas previsões de acordo com suas ideologias e favoritismos, que somente virão à tona em 06 de outubro após as 17 h. Evidentemente que ocorrerão surpresas como acontece em todos os pleitos.
As surpresas estão no maior e mais disputado e competitivo grupo político situacionista o MDB, onde se tem a certeza de uma cadeira cativa, apenas do vereador Rogério Nezinho, o restante vão para a disputa voto a voto tanto vereadores com mandato como os que estão na disputa pela primeira e segunda vez.
De acordo com analistas políticos, o MDB no melhor das hipóteses deve eleger sete vereadores. O Progressistas – (PP) analistas avaliam que não passam de quatro eleitos. Enquanto o PSB deve eleger dois representantes. O PSDB, que em anos anteriores foi um partido de destaque e tradição política em Arapiraca, na pior das hipóteses deve conquistar uma vaga na Casa Herbene Melo.
Em seguida o Podemos, União Brasil, Partido Liberal (PL) e Republicanos podem cada qual conquistar uma vaga. Psol, PT e Solidariedade devem brigar pela última vaga.