Uma luta de mais de 40 anos dos moradores da Santa Amélia se tornou realidade em 2024, com a construção do novo mirante, localizado na Avenida Jorge Montenegro de Barros. O local, que possui visão panorâmica para a lagoa Mundaú, por quatro décadas, estava em situação de abandono, servindo de depósito de lixo, promovendo insegurança à população e sendo subutilizado.

O Mirante da Santa Amélia, mesmo possuindo um potencial transformador de socialização, turismo e bem-estar, foi ao longo do tempo se deteriorando. A luta para a manutenção de um espaço mais digno aos residentes do bairro começou com a chegada do primeiro morador, na década de 1980, Domingos Vanderlei. Ele viu, naquele espaço, um ambiente atrativo por natureza, mas deficitário em infraestrutura, o que afastava as pessoas do local.

Domingos Vanderlei, que emprestará seu nome ao Mirante, fez articulações políticas, mobilizou moradores, colocou a mão na massa com limpeza e manutenção do espaço, mas morreu em 2004, sem ver o seu sonho transformado em realidade.

Mas, as intenções de Domingos Vanderlei foram passando de geração a geração a iniciativa de reconstruir o local foi despertada naquelas pessoas que não abandonaram o sonho do antigo morador. Como é o caso da filha dele, Rosângela Vanderlei.

“Eu cheguei aqui tinha 7 anos de idade e estou há mais de 45 anos. Era só mato. Aqui nessa comunidade não existia casa, nada. Veio seu Domingos e fez a sua casinha e depois foram chegando mais pessoas. E aqui era o sonho dele. Fazer uma área de lazer para a comunidade, as crianças e os moradores. Ele lutou muito, mas não conseguiu, quando ele faleceu em 2004 aos 67 anos”, conta Rosângela.

Damir Costa Neto de Domingos Vanderlei seguiu o sonho do avô. Para ele, a revitalização do Mirante Santa Amélia impactará positivamente na qualidade de vida dos moradores. “Quase quatro décadas depois, finalmente o sonho virou realidade e certamente trará um grande impacto positivo à qualidade de vida da comunidade, além de representar uma ótima opção de lazer para essa região da cidade, historicamente carente desses espaços”, afirmou.

A Prefeitura de Maceió está investindo mais de R$ 260 mil, por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal. A localidade já conta com brinquedos como gangorra, balanço e escorrega, instrumentos para a prática de ginástica, quadra de areia, pista de passeio requalificada, ponto de ônibus restaurado para transporte coletivo e de turismo e uma área para estacionamento, com vagas exclusivas também para idosos e pessoas com deficiência.

O mirante também recebeu iluminação em LED. As obras estão praticamente prontas, estando na etapa de pequenos ajustes. “Aqui é um paraíso, nosso mirante é lindo. Quem vier para conhecer vai amar. E peço que as pessoas que virem zelem, não quebrem porque isso aqui é do povo. A gente tem que ter maior carinho”, finaliza Rosângela.

Domingos Vanderlei

Domingos Vanderlei foi um dos primeiros moradores da Santa Amélia. Contam os moradores atuais que ele foi quem iniciou a campanha pela construção da praça no Mirante.

O homenageado foi destacado cidadão do bairro, fundando a associação de moradores e liderando importantes campanhas como o direito à moradia, ao saneamento básico, pela assistência social, cultura, meio ambiente, e esporte. Foi também trabalhador da Guarda Civil Municipal, desde sua refundação, e ajudou a fundar o sindicato da categoria.