O presidente estadual do MDB em Alagoas, senador Renan Calheiros, e o governador Paulo Dantas (MDB) começam uma verdadeira "maratona" a partir deste sábado, 20, até o dia 5 de agosto, para participar das convenções do partido nos municípios.
O MDB, salvo fato novo, terá candidatos a prefeito em 85 das 102 cidades de Alagoas. O esforço dos dois é para participar de tantas convenções quanto for possível. Não será fácil. Preferencialmente, os partidos estão convocando os seus filiados para referendar as candidaturas majoritárias e proporcionais nos finais de semana.
Em alguns dias serão realizadas simultaneamente até dez convenções do MDB em cidades diferentes. Renan já avisou que tentará ir ao máximo de reuniões, mesmo que por breves instantes.
Neste sábado, Renan Calheiros e Paulo Dantas vão juntos a Major Isidoro e Delmiro Gouveia, cidades do sertão onde os atuais prefeitos Ziane Costa e Theobaldo Cintra disputam a reeleição como favoritos.
No domingo, uma nova rodada de convenções por cidades do sertão, tendo como ponto alto Batalha, onde o atual prefeito, Wagney Dantas, será candidato à reeleição também como favorito.
Terra política do governador Paulo Dantas, a convenção em Batalha deve atrair outras lideranças políticas, a exemplo de deputados federais e estaduais.
No cenário atual, o MDB tem 68 prefeitos, com 39 disputando a reeleição. Nas demais cidades, o partido tem boas chances de fazer o sucessor.
O ministro Renan Filho deve participar das convenções do MDB no interior de Alagoas a partir do próximo final de semana.
Roberto Gonçalves